Sexta-Feira, 25 de Outubro Paraguaçu Paulista 31ºC - 23ºC veja mais

Com 100% de ocupação da UTI, Marília transfere paciente com Covid-19 para Paraguaçu Paulista

10/01/2021 - Mariliense de 46 anos chegou ao PA da cidade com dificuldade respiratória e precisou ser transferido


Com 100% de ocupação da UTI, Marília transfere paciente com Covid-19 para Paraguaçu Paulista

A Prefeitura de Marília (SP) informou neste domingo (10) que, pela primeira vez na atual pandemia, precisou transferir para outra cidade um mariliense diagnosticado com Covid-19 por falta de vagas nos hospitais locais.

Segundo a prefeitura, por conta da taxa de ocupação de 100% dos leitos de UTI Covid-19 nos três hospitais de Marília, um homem de 46 anos, asmático, que deu entrada no Pronto Atendimento da Zona Sul na tarde de sábado (9) precisou ser levado para o hospital de Paraguaçu Paulista (SP).

Ainda de acordo com informações da Secretaria de Saúde, o paciente chegou ao PA por volta das 15h30 com dispneia intensa e esforço respiratório. Ele foi conduzido à sala de emergência, onde foram feitas as medicações de resgate.

Diante da falta de vagas na cidade, a equipe do PA inseriu o nome do paciente na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), sendo aceito pela Santa Casa de Paraguaçu Paulista, para onde ele foi levado por volta de 21h do sábado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Até sábado, Marília contabilizava 9.336 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, além de outros 2.952 casos considerados suspeitos, aguardando resultados de exames. Até agora, 117 marilienses já morreram por complicações da doença e outros 8.874 conseguiram se curar.

Ocupação crescente

A ocupação de leitos de UTI Covid no centro-oeste paulista vem crescendo nas últimas semanas, com o registro principalmente da transferência de pacientes de cidades menores para municípios com mais vagas.

Em Tupã (SP), por exemplo, cidade do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, mais de 50% dos pacientes internados na Santa Casa, que é a referência para o tratamento da Covid-19, são de municípios menores da região.

Para tentar desafogar a situação no DRS de Marília, a cidade de Garça (SP) abriu na sexta-feira (8) seis novos leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19 no Hospital São Lucas. Neste dia, a rede hospitalar de Marília registrava mais de 96% de taxa de ocupação.

Também na sexta-feira, a região de Bauru (SP) tinha 72% dos seus leitos de UTIs para Covid-19 ocupados. Já em Ourinhos (SP), no mesmo dia, a taxa que havia atingido os 100% durante a semana caiu para 80%. Esses dados mudam todos os dias.

Em Botucatu (SP), diante do aumento das taxas de ocupação, o Hospital das Clínicas (HC) da Unesp negociou com a Secretaria do Estado da Saúde a reabertura dos seis leitos de UTI Covid que haviam sido desabilitados pelo Ministério da Saúde em dezembro.

Agora, o HC volta a contar com 30 leitos de UTI exclusivos para a assistência de casos graves de Covid-19. No sábado, a taxa de ocupação desses leitos era de 70%. Antes da ampliação, que entrou em vigor na quinta-feira (7), a ocupação chegou a 91% na semana.

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Vai começar o maior campeonato de Futsal de todos os tempos de Paraguaçu Paulista e região

Os amantes do esporte estão ansiosos para verem suas equipes favoritas em ação no Ginásio Padilha.

PAT de Paraguaçu Paulista tem vagas de emprego disponíveis

Os candidatos interessados devem procurar o PAT munidos de RG, CPF e CTPS.

Criança de 5 anos morre após suspeita de afogamento em piscina de parque aquático

Segundo a mãe, criança ficou sem oxigênio por 50 minutos.

Após ser preso, motociclista quebra vidro de viatura com cabeçada e tenta fugir em Prudente

Suspeito, de 31 anos, também estava com uma porção de crack e xingou os policiais militares.

Homem é morto após ser golpeado na cabeça com pedaços de madeira no interior de SP

Segundo a Polícia Civil, vítima veio a óbito por traumatismo crânio-encefálico.

População pode opinar sobre plano de adaptação às mudanças climáticas

Consulta pública foi aberta na Plataforma Brasil Participativo

Prevenção de dengue deve ir além de mensagens sobre hábitos e cuidados

Estudo da Unicef explica aspectos que dificultam a adoção de práticas.

Mega-Sena acumula e prêmio está estimado em R$ 85 milhões

Números sorteados foram: 03 - 17 - 18 - 19 - 20 - 55.

ANUNCIE DIVULGUE