Sexta-Feira, 25 de Outubro Paraguaçu Paulista 31ºC - 23ºC veja mais

Câmara entrega título a José Edson Ribeiro e inaugura adequações no prédio

12/12/2020 - O projeto deste título é de autoria do atual Presidente da Câmara Serginho.


Câmara entrega título a José Edson Ribeiro e inaugura adequações no prédio

A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista, reunida em Sessão Solene na última quinta-feira (10), homenageou o Sr. José Edson Ribeiro, com o título de Cidadão Paraguaçuense. O projeto deste título é de autoria do atual Presidente da Câmara Serginho.

A Mesa Principal da Solenidade foi composta pelo Presidente da Casa Serginho; o homenageado José Edson Ribeiro; o vice-prefeito Clemente Junior - representando na ocasião a Prefeita Almira Garms -; e o Maestro Dante Mantovani, ex-presidente da Funarte.

Logo no início da solenidade, o Maestro Dante e sua orquestra fizeram uma brilhante apresentação, como forma de homenagear o Sr. José Edson pelo reconhecimento obtido com o título de Cidadão Paraguaçuense.

Durante a solenidade, fizeram uso da palavra o vice-prefeito municipal Clemente Junior, o Presidente da Câmara Serginho e o homenageado, José Edson Ribeiro, que emocionou os presentes com o seu discurso, que evidenciou fatos importantes e histórias marcantes da sua vida em nosso município. O título de Cidadão Paraguaçuense foi entregue pelo Presidente Serginho e pela vereadora Neide Teodoro, em nome de todos os vereadores.

Breve histórico de José Edson Ribeiro

José Edson Ribeiro nasceu em 1951 na cidade de Ourinhos, tendo como pais o Sr. José Benedito Ribeiro e a Sra. Olga Tavares Ribeiro. Quando Edson tinha aproximadamente 1 ano de idade, o patriarca da família resolveu mudar-se para Paraguaçu Paulista; comprou um terreno na Vila Affini, onde construiu a sua casa, que era de madeira, pequena, mas muito acolhedora, na qual vieram morar.

Foi nessa moradia que o José Edson passou seus primeiros anos de vida. Seu pai era mecânico, especialista em consertar radiadores de veículos automotores, a mãe era do lar, sendo que sempre se dedicou muito para que a casa sempre estivesse muito limpa e aconchegante.

Naquele local passou a infância, sendo alfabetizado pela genitora. Era o mais velho de 3 filhos, sendo que seus pais tiveram ainda outras duas filhas, Edna e Eliane, as quais sempre residiram em Paraguaçu Paulista.

Ali, moraram até mais ou menos 1960 quando, por problemas de saúde da Sra. Olga, mudaram para a rua Engenheiro Losch, nas proximidades de onde hoje está a loja Chic Calçados, local onde permaneceram por um ano, e logo após voltaram para a casa na rua Antenor Assumpção.

No ano de 1968, a Sra. Olga faleceu, vitima de um enfarto fulminante do miocárdio; naquela ocasião o Sr. José Edson estava com apenas 16 anos de idade, concluindo a 4ª série do “ginásio” no “Cene”.

Quanto a vida escolar, a primeira professora foi a querida Dona Hilda Bachi, que com muita dedicação ensinava os primeiros passos dentro da escola.

Porém, como já tinha sido alfabetizado por sua mãe, o menino não conseguia ficar dentro da sala de aula, pois o que a professora Hilda estava ensinando ele já havia aprendido com a genitora. E, na primeira oportunidade que tinha, fugia da escola. Até que descobriram porque ele agia daquela maneira, sendo transferido para outra classe mais adiantada, e com outra professora, Dona Nair.

Posteriormente, foi transferido para a Escola Peninha, onde teve ainda como professora a Dona Cecilia, no terceiro ano, e a professora Dona Beatriz Camargo Satyro, com quem concluiu o quarto ano escolar e consequentemente o primeiro grau.

Já no ano de 1970, além de frequentar a 1ª série do 2° grau, (1° colegial), com muito orgulho serviu o exército, prestando serviço militar junto ao tiro de guerra, na época TG 02-124, que já funcionava no mesmo local do TG 02-049, sendo que naquela época usavam a famosa farda verde-oliva.

Frequentou nos anos de 1971 e 1972, respectivamente, a 2ª e a 3ª série do 2° grau, o “colegial”, quando concluiu o 2° grau na área de ciências físicas e biológicas, isto tudo no “E.E Diva Figueiredo da Silveira – Cene”.

No ano seguinte, 1973, foi lançado pelo governo do estado um “curso de formação de professores para o ensino da 1ª à 4ª série do 1° grau” e, como estava sem estudar, José Edson resolveu fazer este curso, sendo que, no ano de 1974, concluiu o referido curso, recebendo um diploma de professor para ensino da 1ª a 4ª série do 1° grau.

Nesta época estava trabalhando no hospital de caridade de Paraguaçu Paulista, como recepcionista, e quando tinha aulas de “estágio” era obrigado a trabalhar direto, sem intervalo de almoço, para não perder as aulas do estágio.

Como não tinha muitas condições financeiras para pagar uma faculdade, ficou sem estudar do ano de 1974 até o ano de 1976. No ano de 1975 saiu do hospital de caridade e foi trabalhar na Ceagesp e, no ano de 1977, prestou o vestibular na Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha - Faculdade de Direito de Marília, dando início então ao curso de direito, que concluiu em 1980.

Não tinha intenção de “advogar”, mas fez o curso de direito para fazer concurso para agente fiscal de renda do Estado de São Paulo, só que o curso de direito não ministrava matérias relativas a “contabilidade”. Assim, para suprir isto resolveu fazer outra faculdade, Administração de Empresas, que era ministrado na Faculdade Integradas de Marília, hoje Unimar, e foi então fazer tal curso, concluindo o mesmo no ano de 1982.

Como tal curso não correspondeu às suas expectativas, resolveu fazer o curso de técnico em contabilidade, que era ministrado no Colégio Paraguaçu, “escola de 2° grau comercial Paraguaçu” onde concluiu o referido curso em 1986 com “habilitação profissional plena de contabilidade” recebendo o “título profissional” de “técnico em contabilidade”.

No dia 26 de junho de 1975, começou a prestar serviços junto a Ceagesp, através de uma empresa terceirizada, empresa Progresso de Serviços e Comércio ltda. Por certo período sem registro na carteira, onde trabalhou até 27 de maio de 1977.

Em 1º de junho de 1977, foi admitido como “escriturário” pela Ceagesp-companhia de entrepostos e armazéns-gerais de São Paulo, para prestar serviços na unidade de Paraguaçu Paulista.

No dia 30 de abril de 1983, José Edson casou-se com a Maria José dos Santos Ribeiro, e o casal foi então morar na rua Caramuru, onde residem há mais de 36 anos. Como fruto dessa união nasceram 3 filhos: Cristian, Jacqueline e José Edson. No ano de 1999, o Sr. José Benedito Ribeiro faleceu.

No período em que prestou serviços a Ceagesp, foi transferido para a unidade de Paraguaçu Paulista, exercendo a função de encarregado de seção administrativo operacional, onde era responsável, pelas unidades de Paraguaçu Paulista e Assis.

De 1º de novembro de 2001 até 30 de dezembro de 2004, prestou serviços à Prefeitura de Paraguaçu Paulista como chefe da divisão municipal do trânsito, sendo este seu último serviço com registro na carteira de trabalho e previdência social.

Desde fevereiro de 2000, advoga, atendendo através do convênio entre a defensoria pública do Estado de São Paulo e a OAB/SP, dando assistência jurídica aos carentes e sem condições de pagar para ter um advogado.

Dr. José Edson Ribeiro é o presidente, pela quarta vez, do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de nossa cidade. Sua participação no Conseg iniciou-se em 12 de novembro de 2001, atuando como secretário do mencionado órgão até 11 de maio de 2009.

Entre 13 de junho de 2005 até 14 de maio de 2007 foi vice-presidente do Conseg e, em 11 de maio de 2009, foi então eleito presidente pela primeira vez, cargo este que ocupou ininterruptamente até abril de 2012, data em que precisou afastar-se e atuar como membro efetivo até 08 de maio de 2013.

De 8 de maio de 2013 até 30 de abril de 2015 ocupou a presidência do órgão. De 1º de maio de 2015 até 30 de abril de 2017 ficou como vice-presidente, tendo se afastado somente para ser submetido a uma cirurgia cardíaca entre os meses de março e setembro de 2016.

Então, de 1º de maio de 2017 a 13 de fevereiro de 2019, atuou no Conseg como diretor social e de assuntos comunitários, sendo eleito presidente em 13 de fevereiro de 2019 pela 4ª vez para o mandato que findar-se-á em 30 de abril de 2021, quando será realizada nova eleição.

Os Consegs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que reúnem-se para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Assim, além dessa bonita trajetória de vida, o Sr. José Edson Ribeiro dedicou mais de 17 anos de trabalho voluntário à nossa cidade, atuando no Conseg, justificando assim ser merecido receber o título de Cidadão Paraguaçuense.

Inauguração

Em seguida à entrega do título ao Sr. José Edson Ribeiro, a Câmara de Vereadores promoveu a inauguração e entrega à população das adequações realizadas no prédio do Poder Legislativo, como: ampliação da garagem, novas salas administrativas tanto no piso inferior como superior, novo espaço da recepção, ampliação da copa e cozinha, novo arquivo bem mais amplo e adequado, sala de espera para a população, nova fachada do prédio, entre outras importantes melhorias.

Na oportunidade, o Presidente da Casa Serginho fez uso da palavra, destacando a importância das adequações feitas no Palácio Legislativo, que serão de grande relevância para os servidores, vereadores e população paraguaçuense. Em seguida, mostrou um vídeo com as imagens das adequações e, acompanhado pelos vereadores atuais e os eleitos presentes, fez a entrega simbólica das obras, com o descerramento da placa de inauguração.

Seguindo as normas sanitárias para prevenção do coronavírus, a solenidade foi realizada com redução de público, além da distribuição de álcool 70%, obrigatoriedade do uso de máscara e respeito ao distanciamento.

Leonardo Volcean/ Assessoria de Imprensa da Câmara



MAIS NOTÍCIAS

Vai começar o maior campeonato de Futsal de todos os tempos de Paraguaçu Paulista e região

Os amantes do esporte estão ansiosos para verem suas equipes favoritas em ação no Ginásio Padilha.

PAT de Paraguaçu Paulista tem vagas de emprego disponíveis

Os candidatos interessados devem procurar o PAT munidos de RG, CPF e CTPS.

Criança de 5 anos morre após suspeita de afogamento em piscina de parque aquático

Segundo a mãe, criança ficou sem oxigênio por 50 minutos.

Após ser preso, motociclista quebra vidro de viatura com cabeçada e tenta fugir em Prudente

Suspeito, de 31 anos, também estava com uma porção de crack e xingou os policiais militares.

Homem é morto após ser golpeado na cabeça com pedaços de madeira no interior de SP

Segundo a Polícia Civil, vítima veio a óbito por traumatismo crânio-encefálico.

População pode opinar sobre plano de adaptação às mudanças climáticas

Consulta pública foi aberta na Plataforma Brasil Participativo

Prevenção de dengue deve ir além de mensagens sobre hábitos e cuidados

Estudo da Unicef explica aspectos que dificultam a adoção de práticas.

Mega-Sena acumula e prêmio está estimado em R$ 85 milhões

Números sorteados foram: 03 - 17 - 18 - 19 - 20 - 55.

ANUNCIE DIVULGUE