Vigilância Ambiental apreende 600 kg de carne de abate ilegal de animais em Tupã
11/12/2020 - Ação feita em conjunta com a Polícia Ambiental flagrou corte e armazenamento ilegal de carnes
A Vigilância Ambiental de Tupã (SP), com apoio da Polícia Ambiental, apreendeu cerca de 600 quilos de carne na tarde desta quinta-feira (10) em um galpão que fazia o abate ilegal de animais.
A apreensão foi feita em uma propriedade rural no Bairro Harmonia. Segundo a Polícia Ambiental, além do corte e armazenamento ilegal, também era feita a emissão de resíduos sem nenhum tipo de tratamento do solo no local, que é uma área de preservação permanente de nascente.
Ainda de acordo com a polícia, a atividade é considerada poluidora e não tinha licenciamento ambiental da Cetesb, que foi até a propriedade e lavrou auto de inspeção e suspensão.
As carnes foram levadas para o aterro municipal da cidade para o descarte correto, sob a supervisão de uma veterinária do Serviço de Inspeção Municipal.
Em nota, a Vigilância Sanitária de Tupã informou que acompanhou o trabalho da Polícia Ambiental de apreensão de mercadoria sem comprovação de destino.
Segundo o órgão, a denúncia foi feita pelo Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Sub Produtos de Origem Animal (SINCOBESP) de São Paulo e encaminhada pela Secretaria de Saúde Municipal para a Polícia Ambiental.
A Vigilância informou que não tem permissão para divulgar dados da empresa, por ordem judicial, e que o proprietário foi autuado porque o estabelecimento não tinha autorização legal para executar o trabalho denunciado. Ele terá 10 dias para recurso e defesa.
Fonte: G1/Fotos: Polícia Ambiental/Divulgação