Manifestantes fazem ato em Paraguaçu pedindo justiça por Mariana Ferrer
09/11/2020 - Iniciativa aconteceu neste domingo, dia 8, na Praça da Matriz.
Aconteceu neste domingo, dia 8, em Paraguaçu Paulista uma manifestação em apoio a Mariana Ferrer, promoter de 23 anos, de Santa Catarina, que foi vítima de estupro durante uma festa em 2018. O caso ganhou repercussão nacional nesta semana após serem divulgadas imagens do julgamento do empresário André de Camargo Aranha, acusado de estuprar a jovem, ocorrido em setembro. Ele foi considerado inocente.
Segundo o promotor responsável pelo caso, não havia como o empresário saber, durante o ato sexual, que a jovem não estava em condições de consentir a relação, não existindo, portanto, intenção de estuprar – ou seja, uma espécie de ‘estupro culposo’. O juiz aceitou a argumentação.
As imagens mostraram a vítima sendo humilhada pelo advogado de defesa do réu durante o julgamento.
O caso provocou grande comoção nacional e gerou uma revolta principalmente em instituições ligadas a movimentos feministas, que exigem que as mulheres tenham respeitados os seus direitos.
Em Paraguaçu Paulista, a manifestação foi organizada pela Talitha Moya e aconteceu na praça da Matriz. Segundo a organizadora, o protesto teve como finalidade repudiar o tratamento destinado a mulheres vítimas de estupro no Brasil.
Confira a entrevista que Danilo Salomão fez com Talitha Moya: