Menor colégio eleitoral de SP, Borá está pronta para votação do dia 15
03/11/2020 - Preparativos do único local de votação da cidade já estão bem encaminhados.

A cidade de Borá (SP), o menor município do estado de São Paulo e o segundo menor do Brasil, já está preparada para a eleição de prefeito e vereadores do próximo dia 15.
No município, que tem também o menor colégio eleitoral do estado, os preparativos da única zona eleitoral, abrigada na Escola Estadual “Doutor José de Souza”, já estão bem encaminhados. O domingo de eleições na cidade se resume a quatro salas que se transformam em seções eleitorais.
Em Borá, que é uma das cinco cidades do centro-oeste paulista que têm mais eleitores que moradores, a expectativa dos três candidatos a prefeito é que os pouco mais de mil eleitores compareçam em maior número do que nas últimas eleições.
Em 2018, o município registrou abstenção acima da média nacional, quando 28% dos 1.123 eleitores não compareceram às urnas. Para este ano, o número de eleitores diminuiu um pouco e, agora, 1.061 pessoas estão aptas a votar na cidade.
A explicação para o fato de haver mais eleitores que moradores é que muitas pessoas que deixaram a cidade para estudar ou trabalhar não fizeram a mudança de domicílio eleitoral. Com isso, muitos ex-moradores aproveitam o dia da eleição para visitar a família.
Segundo o comerciante Danilo Pietro, esse “excedente” de pessoas na cidade em dias de eleição é sentido em seu açougue, que registra aumento de movimento nesta data.
Fonte: G1 Bauru e Marília