Paraguaçu Paulista realiza 'blitz' no comércio para tentar barrar a disseminação da Covid
24/10/2020 - Segundo a prefeitura, houve aumento no número de casos e mortes em outubro
A prefeitura de Paraguaçu Paulista (SP) está realizando uma "blitz" para fiscalizar e orientar os funcionários do comércio sobre as medidas de prevenção da Covid-19.
Segundo a Diretoria de Saúde do município, a fiscalização foi adotada porque houve um aumento drástico de casos e óbitos pela doença desde o início de outubro na cidade. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, Paraguaçu Paulista conta com 520 casos positivos de coronavírus e 13 mortes pela doença.
A prefeitura informou que esse aumento drástico de casos de Covid-19 resultou na taxa de ocupação dos leitos de UTI para tratamento da doença em até 100% e em quatro mortes em uma semana.
Segundo a diretora de Saúde, Cristiane Bonfim, as aglomerações em festas promovidas por jovens e familiares, além dos estabelecimentos que não respeitam as medidas de prevenção, colaboraram para o agravamento da situação na cidade.
A "blitz" é feita com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal, do setor de fiscalização municipal e do Departamento de Saúde. A ideia é orientar os funcionários de estabelecimentos que têm gerado aglomeração e fiscalizar as festas, principalmente aos finais de semana.
Flexibilização
Desde o início da pandemia, a prefeitura de Paraguaçu Paulista descumpriu o que era estipulado pelo Plano São Paulo. A cidade autorizou a retomada de vários serviços e ampliou o horário do comércio mais cedo que várias cidades do centro-oeste paulista.
Em junho, enquanto o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília deveria cumprir a fase 2 (laranja) do plano, a prefeitura publicou um decreto municipal que liberou atividades previstas apenas na fase 4 (verde), como academias.
Fonte: G1 Bauru e Marília/ Foto: Flávio Coelho/TV TEM