Terça-Feira, 26 de Novembro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Tremor de terra é registrado em Tupã

25/09/2020 - Evento natural foi identificado pelo Centro de Sismologia da USP e Observatório de Sismologia da UNB


Tremor de terra é registrado em Tupã

A região de Tupã registrou um tremor de terra na noite desta quinta-feira (24). O evento foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP e também pelo Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB). A intensidade entre 2,4 e 2,5 de magnitude.

Tremor em Tupã foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP — Foto: Centro de Sismologia da USP/ Reprodução

 

Segundo o técnico do Centro de Sismologia da USP, José Roberto Barbosa, que fez o registro do tremor, o fenômeno aconteceu às 21h49 e é considerado leve e corriqueiro.

“Quando ocorre em áreas descampadas, na zona rural, as pessoas não sentem tanto. No entanto, quando ocorre mais próximo da cidade, ainda mais durante à noite, quando tudo tende a estar mais calmo, algumas pessoas acabam sentindo”, explica.

No Observatório de Sismologia da UNB foi registrado um tremor de 2,5 localizado em Herculândia, que fica a 17 km de Tupã. Segundo o professor e chefe do observatório, Marcelo Rocha Peres, trata-se do mesmo evento e é normal essa variação na magnitude.

 

Ainda de acordo com dados do observatório, o evento foi registrado por quatros estações de sismologia. Ainda de acordo com Marcelo, o tremor é resultado da acomodação de placas tectônicas.

“O Brasil está no meio da placa sul americana e o tremor pode ser explicado porque a placa está sendo comprimida, existe uma placa que vem por baixo na região Andina e a própria placa sul americana sendo criada na região central do Oceano Atlântico. Esses dois eventos fazem com que a placa sul americana seja comprimida e em um momento essa compressão precisa ser liberada e quando ocorre o tremor. Esses movimentos acontecem em todo o continente e existem algumas regiões que são mais ou menos suscetíveis a essas ocorrências de tremores”, explica.

Observatório da UNB também registrou o evento na região de Tupã  — Foto: Observatório de Sismologia da UNB/ Reprodução

 

Relatos de moradores

O tremor em Tupã gerou repercussão nas redes sociais. Moradores de diversos bairros da cidade relataram que sentiram o tremor de terra. "Moro no Casari, tremeu aqui também", contou um morador. "Percebi a janela balançar aqui na Marajoara", comentou outro usuário.

Alguns moradores contaram que não é a primeira vez que um tremor de terra atinge Tupã e outros comentaram sobre um forte barulho que pôde ser ouvido na cidade de madrugada. "Tive a impressão de que o teto estava vindo abaixo", admitiu um usuário.

Tanto a Defesa Civil como o Corpo de Bombeiros informaram que não houve solicitações de moradores em relação ao tremor desta quinta-feira.

Em julho de 2018, a região também registrou um tremor leve, de magnitude 2.8. Na época, um morador da cidade fez um registro ao vivo do fenômeno, que também foi sentido por moradores de Bastos e Herculândia.

Na época, o Corpo de Bombeiros de Tupã recebeu mais de 100 ligações de pessoas assustadas sem saber o que tinha acontecido.

O professor do Observatório da UNB explica que a região está suscetível a esse tipo de evento por estar em uma área que apresenta falhas geológicas.

“A região de Tupã fica no meio da bacia do Paraná e essa região tem um conjunto de falhamentos que não são possíveis de se observar da superfície e acaba sendo uma região que registra tremores, mas de magnitude baixa. Não há porque a população se preocupar, o que as pessoas podem sentir é algo semelhante quando um caminhão pesado passa pela rua faz o chão tremer. Sente mais quem está mais próximo dessa região de falha que a gente chama de epicentro do tremor", destaca Marcelo.

G1



MAIS NOTÍCIAS

Prefeitura promove ação com cães na Barra Funda para prevenir a Leishmaniose

Inquérito Sorológico Canino contou com coleta de sangue de animais e orientação aos moradores.

Paraguaçuenses participam do projeto Doe Sangue, Doe Amor no Dia Nacional do Doador de Sangue

Foram levados dez doadores de Paraguaçu Paulista para Assis, para doar sangue.

Com a proximidade do 13º, débitos podem ser regularizados com a campanha Negocia Energisa

Campanha, que segue até 3 de janeiro, oferece opções para pagamentos à vista e parcelados

Bombeiros buscam jovem que foi arrastado por correnteza em cachoeira no interior de SP

Rapaz de 24 anos estava com grupo de amigos em uma cachoeira quando foi arrastado e desapareceu.

Médica de 27 anos morre em acidente entre carro e carreta no interior de SP

Motorista do caminhão não ficou ferido.

Suspeito invade casa em Assis, mata morador a facadas e foge em seguida

Polícia Civil investiga possíveis motivações do crime.

Como evitar as compras por impulso e os gastos exagerados no Natal e fim de ano?

Essa é uma boa época para refletir sobre as finanças e iniciar uma mudança de comportamento.

Duas em cada 10 brasileiras já sofreram ameaça de morte de parceiros

Pesquisa é do Instituto Patrícia Galvão e da Consulting do Brasil.

ANUNCIE DIVULGUE