Prefeitura realizou 436 castrações de animais em Paraguaçu Paulista
01/09/2020 - Procedimentos foram realizados de setembro de 2019 a julho de 2020.
O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista castrou 436 animais, entre cães e gatos, machos e fêmeas, no período de setembro de 2019 até meados de julho de 2020.
Segundo Fernando Salomão dos Santos, veterinário da Prefeitura Municipal, a castração de animais em Paraguaçu Paulista é feita por meio do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, regulamentada pela Lei 3.266/19. Este é um programa permanente iniciado e sua realização é de modo contínuo. A sua administração é pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista pelo seu diretor Sérgio Pascoal de Campos e realização pela equipe técnica dos Médicos Veterinários Cínthia Maria Ribeiro Lourenço e Fernando Salomão dos Santos.
A adesão ao Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos de Paraguaçu Paulista ocorre com a participação em palestra orientativa para os tutores sendo abordado os pontos positivos da castração, o porquê da castração e as obrigações dos tutores no que diz respeito à parte do pós-operatório com medicação e curativo e conscientização da posse responsável.
Por meio do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, fez-se um edital de cadastramento das clínicas de Paraguaçu Paulista, interessadas em fazer os procedimentos cirúrgicos, e firmado contrato. “Estamos trabalhando setorialmente para não dar um período de espera muito grande, entre o cadastramento e a castração”, afirmou Fernando.
O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos é destinado às famílias de baixa renda. Portanto, para o cadastramento dos animais os proprietários devem comparecer munidos de documento com foto, comprovante de endereço e comprovante CAD único (Cadastro Único para Programas Sociais), não sendo necessário levar o animal nesta etapa. Será disponibilizada a identificação via microchip para atribuir a cada animal um código individual e procedimentos cirúrgicos necessários para a esterilização. A população será avisada quando abrir o cadastramento no seu bairro.
O objetivo, ainda, é o incentivo a programas de adoção, além da realização de campanhas educativas para conscientização da posse responsável.
Segundo Fernando, foram castrados 436 animais porque o fato de estarmos numa pandemia provocada pelo Coronavírus desde Março de 2020 ocasionou redução nos procedimentos cirúrgicos, mas não a sua paralisação.
Isso porque a Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista recebeu uma unidade de Serviço Médico Veterinário Móvel - Sememov - também conhecido como "Castramóvel" para auxiliar no Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos.
“Esta unidade móvel contará com um centro cirúrgico completo para os procedimentos cirúrgicos de castração de cães e gatos, sendo que estamos finalizando a compra dos equipamentos para a sua posterior regularização junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo”, destacou o veterinário.
O Sememov terá o seu uso compartilhado com os municípios vizinhos de Lutécia, Maracaí e Quatá.
Fonte: João Luiz/ Jornal A Semana/ Imagem Ilustrativa