Quinta-feira (9) é feriado em Paraguaçu Paulista
06/07/2020 - Em 9 de julho é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Paz, padroeira da cidade.
Apesar da antecipação do feriado estadual de 9 de julho, data da Revolução Constitucionalista de 1932, para o dia 25 de maio, em Paraguaçu Paulista a data é também um feriado municipal, e por isso, nesta quinta-feira (9), repartições públicas, comércio e bancos deverão estar fechados no município.
Em 9 de julho é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Paz, padroeira de Paraguaçu Paulista, que dá nome à Igreja Matriz da cidade.
HISTÓRIA
As famílias que vieram oriundas de Alfenas, sul de Minas Gerais, precisamente no ano de 1885, eram todas muito religiosas, devotas de Nossa Senhora e trouxeram consigo uma imagem da santa. Elas acalentavam um sonho de construir um local apropriado para colocar a imagem de Nossa Senhora em um altar, onde as famílias pudessem rezar, todas reunidas diante da imagem da santa.
Para que seu desejo se concretizasse João Batista Vieira pediu ao irmão Domingos Paulino Vieira, a doação de um terreno para a construção da Igreja, que o atendeu prontamente, doando um quarteirão no centro do recém formado povoado, que recebeu o nome de Praça 9 de Julho.
Esse fato ocorreu por volta do ano de 1916, no século passado. Com o passar dos anos, o pequeno povoado, de nome “Paraguassú”, desenvolveu-se, transformando-se numa cidade, chegando a Município em 12.03.1925. A imagem de Nossa Senhora ficou numa pequena igreja de madeira, construída no terreno doado pelo pioneiro Paulino Vieira, local que mais tarde foi chamado de Praça 9 de Julho.
Em 1940 iniciou-se a construção da igreja de alvenaria – nossa imponente Matriz, feita com muito bom gosto pelos Agostinianos Recoletos que chegaram aqui no ano de 1944, tomando conta da Paróquia. A Igreja só foi terminada, definitivamente, na década de 60, quando era pároco frei José Cerdam. A imagem foi restaurada e colocada no altar da nova igreja que era o sonho das famílias daquela época e onde permanece até hoje.