Por que a Avenida Paraguaçu foi recapeada?
30/05/2020 - Entenda porquê a principal avenida da cidade recebeu o serviço primeiro do que bairros mais afastado
Muita gente questionou nesta semana o fato da Avenida Paraguaçu, principal via de Paraguaçu Paulista, receber o serviço de recapeamento asfáltico quando muitas outras ruas da cidade, especialmente de bairros periféricos, têm maior necessidade das obras.
Visando esclarecer o assunto, o Jornal A Semana divulgou em sua edição deste sábado explicações do engenheiro Joaquim Cambraia, que mostrou o mapa ilustrativo do convênio com o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas), responsável por parte dos recursos recebidos para o serviço de recape na cidade.
Segundo ele, o recapeamento é feito em Paraguaçu Paulista atendendo a Convênio Federal (Ministério do Desenvolvimento Regional), Convênio Estadual (Secretaria do Desenvolvimento Regional), Emendas Parlamentares, Financiamento com a Caixa, recurso próprio e Convênio Estadual com o DADE.
Atendendo ao convênio com o DADE, o recapeamento ocorre nos locais de acesso aos pontos turísticos do município, visando qualificar esses acessos para dar a real valorização através da execução da melhoria de infraestrutura urbana para recuperação da pavimentação existente.
Os referidos acessos aos pontos turísticos são: 1 - Centro Turístico / Grande Lago, 2 - Centro de Convergência Turística / Grande Lago, 3 - Thermas e Colégio Agrícola / Centro de Convergência Turística, 4 - Av. 7 de Setembro / Grande Lago e 5 - Av. Paraguaçu / Centro Turístico.
Ainda conforme o projeto, Paraguaçu Paulista recebe cerca de 6 mil visitantes por semana com acesso à cidade pelas Rodovias SP 284 (Assis / Presidente Prudente) e SP 421 (Marilia/ Paraguaçu Paulista / Presidente Prudente). Dessa forma, o objetivo é qualificar a infraestrutura de mobilidade urbana e recepção aos turistas e moradores da cidade.
Por esse motivo, com recebimento dos recursos oriundos de convênio com o DADE, os serviços de recape acabam ocorrendo em locais vistos pela população como não prioritários, a exemplo da Avenida Paraguaçu, mas que precisam ser realizados para a prestação de contas e posterior liberação de mais recursos para atendimento de outras vias da cidade.
Portanto, seguindo o cronograma, já foram executados serviços de recapeamento na Rua José Salomão (Barra Funda) e Rua Anísio Machado (Humberto Soncini), recapeamento Rua Gerônimo Vieira da Costa (Panambi), recapeamento na Av. Marechal Castelo Branco e Av. Arthur Ebel (Jardim América), recapeamento Av. Jair Garcia, (Jardim das Oliveiras), Rua Mohamed El Rafik (Jd. Oliveiras), Rua Esportista Joaquim José Leite (Jd. Oliveiras e Marin), e sinalização viária na Av. Paraguaçu (centro), sendo que para ser executado o serviço de sinalização viária (pintura horizontal, construção de faixas elevadas e sinalização vertical) na referida avenida, foi executado o recapeamento asfáltico com o convênio estadual Desenvolve São Paulo.
Fonte: Jornal A Semana