Luzes no céu intrigam moradores de Paraguaçu Paulista
12/05/2020 - Segundo informações, luzes tratam-se de satélites da SpaceX, empresa aeroespacial
Nos últimos dias, algumas luzes cruzando o céu tem intrigado a população de Paraguaçu Paulista e aguçado a curiosidade de muita gente.
Teorias a respeito do ‘trenzinho de luzes’ chegaram a ser cogitadas e há quem acredita em uma possível conspiração. Mas a verdade é que o céu de Paraguaçu não está sendo visitado por OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) ou criaturas de outro planeta, como algumas pessoas pensaram.
Segundo informações, as luzes nada mais são do que a passagem de satélites Starlink, da SpaceX, empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk que foi lançada recentemente. O projeto visa levar internet para todo o mundo até o final do ano.
Cenas assim são raras, já que a Starlink só pode ser vista a olho nu durante as três ou quatro semanas seguintes a um lançamento, enquanto os novos satélites estão bem juntos e em órbita relativamente baixa (a 290 km de altitude). Uma sétima frota de 60 minissatélites foi lançada pela SpaceX no dia 22 de abril, totalizando 422 deles orbitando a Terra.
A observação também depende de ser noite no momento da passagem e de o céu estar aberto. Como a poluição nas cidades diminuiu durante o isolamento para contenção da covid-19, observações astronômicas estão mais fáceis.
Se você não conseguiu ver ainda, não fique triste. Os satélites estão passando por cima do Brasil duas vezes diariamente, com boas chances de visibilidade. Nesta terça-feira (12), entre 18h e 18h30, olhe para o céu e poderá apreciar as luzes. O que conseguimos ver daqui da Terra, em uma noite escura, é uma espécie de cordão de pérolas, como um trenzinho luminoso de estrelas se movimentando.
Com informações da Uol/ Imagem Ilustrativa