Mesmo com títulos cancelados por falta de biometria, eleitores de Paraguaçu poderão votar
22/04/2020 - TSE decidiu que eleitores poderão votar normalmente nas eleições deste ano por causa da crise
Quase 5 mil eleitores em Paraguaçu Paulista não realizaram a biometria dentro do prazo estipulado, que era 19 de dezembro. Segundo o Cartório Eleitoral, no total 4.836 paraguaçuenses não compareceram, o que representa 14,89% dos eleitores da cidade.
No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que todas as pessoas que tiveram títulos de eleitor cancelados poderão votar normalmente nas eleições deste ano, e a biometria não será mais realizada em 2020 por causa da pandemia de coronavírus.
Biometria
O Tribunal Superior Eleitoral suspendeu os cancelamentos de títulos de eleitor sem biometria, a não ser em casos motivados por fraudes. Assim, os eleitores poderão votar mesmo sem terem realizado a biometria e só terão o título cancelado novamente após a reabertura do Cadastro Nacional de Eleitores, que ocorrerá depois das eleições de outubro.
Com as unidades fechadas por causa do coronavírus, a Justiça Eleitoral de São Paulo tem realizado atendimentos extraordinários a alguns eleitores em casos considerados urgentes. Para isso, o eleitor deve preencher o formulário título net e encaminhar os documentos pessoais nesse requerimento.
Com informações do G1/ Imagem Ilustrativa