ACE realiza reunião com diretoria para discutir ações contra o Coronavírus
18/03/2020 - É imprescindível que todos atendam às recomendações das autoridades da Saúde.
A diretoria da ACE, com objetivo de orientar seus associados, tendo em vista às mudanças de comportamento dos brasileiros, em razão da preocupação com o covid-19, definiu em reunião algumas ações de orientação como segue:
É imprescindível que todos atendam às recomendações das autoridades da Saúde.
- Manter os ambientes ventilados;
- Intensificar a higienização dos ambientes;
- Fazer uso de álcool 70° para limpeza de artigos e superfícies (balcões, maçanetas, máquina de cartão de crédito, cabides, carrinho de supermercado, dinheiro, e outros) que possam ter contato com mão dos clientes;
- Manter disponível álcool em gel 70° para higienização de mãos nos balcões ou local para lavagem de mãos, com sabonete líquido, toalha de papel e cesto de lixo com tampa e acionamento por pedal;
- Nos sanitários, manter sabonete líquido, toalha de papel e cesto de lixo com tampa e acionamento por pedal;
Orientações de etiqueta respiratória
- Quando tossir ou espirrar cobrir nariz e boca com lenço descartável ou utilizar o antebraço;
- Descartar o lenço no lixo;
- Higienizar as mãos com água e sabonete ou produto alcoólico;
Obs: A Organização Mundial de Saúde não recomenda que indivíduos que não têm sintomas respiratórios na comunidade usem máscaras cirúrgicas. As máscaras são recomendadas para pessoas sintomáticas na comunidade.
De acordo com o Presidente da ACE “o período que estamos passando agora é para adequação e busca de formas que superem esse acontecimento, o importante nesse momento é não criar histeria e que todos mantenham a calma, não criando mais problemas para o nosso setor que tanto já tem sofrido nos últimos anos. Ainda sobre o assunto, uma equipe formada na ACE monitorará o avanço do contágio e novas medidas podem ser anunciadas com intuito de preservar todos os envolvidos no comércio, sejam clientes, comerciários e empresários.”
Um manual de conduta está sendo produzido pela Operadora de Oeste Saúde e nos próximos dias será enviada a todos os associados.
A ACE também consultou o técnico em Segurança do Trabalho, Juliano Maricato, qual informou que o coronavírus apresenta sintomas semelhantes aos de gripe e alergia, portanto é de suma importância que as empresas adotem os cuidados simples descrito acima, sendo um meio eficaz para frear a contaminação. Juliano frisa também que é imprescindível tanto o uso de álcool gel, quanto a proibição de contato direto entre público e equipe (abraços, apertos de mão e etc).
Dependendo da evolução da doença no município, os cursos do Sebrae, já agendados, poderão ser cancelados. A ACE também não participará presencialmente em cursos que seriam feitos em outras cidades, que agora serão realizados por meio da modalidade EAD e videoconferências.
Fonte: Assessoria