Bombeiro de Paraguaçu que atuou no resgate de vítimas em Santos relata experiência
16/03/2020 - “Eu me surpreendi com a solidariedade da população", destacou.
Os dois bombeiros de Paraguaçu Paulista, que no último dia 4 de março foram selecionados para se deslocarem até a cidade de Santos, na Baixada Santista, para auxiliar no resgate de vítimas das fortes chuvas que atingiram a região recentemente, retornaram na sexta-feira (6/03) para Paraguaçu e Marilia.
Os paraguaçuenses que participaram da missão foram o cabo Adriano, que mora e atua em Paraguaçu e o soldado Ezequiel, que atua em Paraguaçu e mora Marilia.
As equipes foram formadas por dois pelotões, um que atuou em São Vicente e outro em Santos. Segundo cabo Adriano, o cenário encontrado no local foi devastador, já que devido ao deslizamento, muitas casas e barracos foram destruídos, além de grande número de vítimas.
Os bombeiros foram escolhidos pelo fato de possuírem cursos de especialização na área de salvamento terrestre ou busca e resgate em estruturas colapsadas. Esses dois bombeiros atenderam esses pré-requisitos, por isso foram selecionados, e importante lembrar que todos foram para a missão como voluntários.
“Essas situações são delicadas, mas todos os bombeiros de Paraguaçu querem estar presentes com objetivo de contribuir positivamente em meio a situação de dor”, destacou o cabo.
“Essas são oportunidades para nossa equipe fazer a diferença, nossa função é atuar em locais de tragédia para tentar levar um pouco de esperança para a sociedade”, ressaltou.
O paraguaçuense destacou ainda que os profissionais estão sempre se aperfeiçoando e ganhando mais experiências com essas ocorrências, visando estar preparados para novas situações de nível local e regional.
“Deixamos as nossas famílias para socorrer as vítimas soterradas e a nossa recompensa foi o tratamento que recebemos, o povo dava obrigado para a gente, aplaudiu, deram água para a gente, eu me surpreendi com a solidariedade da população, em quase 20 anos de bombeiros eu nunca tinha visto algo semelhante”, finalizou.
Redação TV Paraguaçu