Paraguaçuense Dante Mantovani deixa a presidência da Funarte
04/03/2020 - Sua exoneração do cargo foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 4.
Após 90 dias no cargo, o paraguaçuense Dante Mantovani deixou a presidência da Funarte (Fundação Nacional de Artes). Sua exoneração foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 4.
Criada em 1975, a Fundação Nacional de Artes – Funarte é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileiras; e atua para que a população possa cada vez mais usufruir das artes.
Atualmente a Funarte, vinculada ao Ministério da Cidadania, alcança as áreas de circo, dança e teatro; de música, de concerto, popular e de bandas; e de artes visuais; e também a preservação da memória das artes e a pesquisa na esfera artística. É a única instituição no Estado brasileiro com as atribuições e especialidades necessárias para tratar desses campos de atividade.
Dante Mantovani, ao assumir o cargo, foi muito criticado por declarações feitas em suas redes sociais, uma delas comparando o rock ao satanismo.
Em sua página pessoal no Facebook, o paraguaçuense afirmou que sua passagem pela presidência da Funarte foi uma grande vitória.
“Este momento é a maior vitória da minha vida, pois ainda que consigam apagar tudo o que fiz, jamais apagarão da minha consciência a certeza de que sempre que a Pátria esteve em perigo, ou que precisou de meu sacrifício pessoal, foi prontamente atendida”, declarou.
Redação TV Paraguaçu