Presidente Prudente tem 1º caso suspeito de coronavírus
02/03/2020 - Paciente é uma jovem de 21 anos que teve contato com uma prima, com histórico recente de viagem ao J
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), confirmou hoje que há um caso suspeito de coronavírus, o Covid-19, em Presidente Prudente, já enviado ao Ministério da Saúde. Amostras foram colhidas e enviadas ao IAL (Instituto Adolpho Lutz) na madrugada de sábado, uma vez que cabe ao órgão a análise para confirmar ou descartar o caso.
A jovem, de 21 anos, deu entrada por volta das 18h de sexta-feira a um hospital da cidade apresentando sintomas respiratórios e relatando contato em São Paulo, no feriado de carnaval, com uma prima com histórico de viagem recente ao Japão. “A paciente prudentina está bem, com sinais brandos”, informa a VEM.
Segundo a VEM, a jovem está sendo monitorada, inclusive com orientação de permanecer por 19 dias em isolamento social domiciliar. À família foi dada toda orientação de como proceder diante do caso suspeito, bem como informada que ao apresentar sinais e sintomas da doença, como febre e algum sintoma respiratório, que procure por assistência médica.
“Foram adotadas medidas preventivas para transmissão por gotículas, etiqueta respiratória, isolamento social, coleta de amostras para exames específicos que serão processadas no IAL Central, em São Paulo, seguindo protocolo do Ministério da Saúde conforme preconizado pela OMS [Organização Mundial de Saúde]”, pontua Elaine Bertacco, supervisora da VEM.
A Vigilância Epidemiológica recomenda cautela sobre quaisquer informações que não sejam oficiais, uma vez que a investigação não está concluída. Mais informações podem ser obtidas no www.saude.gov.br/coronavirus.
Fonte: O Imparcial