Terça-Feira, 29 de Abril Paraguaçu Paulista 26ºC - 18ºC veja mais

Menina de 7 anos morre após sofrer AVC em Assis

23/01/2020 - Esse é o segundo caso na região. Na última sexta, a pequena Maria Vitória, de 5 anos, foi a vítima.


Menina de 7 anos morre após sofrer AVC em Assis

Uma triste notícia nesta quarta-feira (22) chocou os familiares, professores e amiguinhos de escola da pequena assisense Emanuelly Ferreira Alves, de apenas 7 anos. A pequena criança, que estava internada na UTI, não resistiu e faleceu no final da tarde.

De acordo com as primeiras informações, Emanuelly estava internada desde o dia 7 de janeiro e na última terça-feira (21) o seu quadro de saúde se agravou e foi transferida para UTI, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame ou isquemia cerebral.

Em coma profundo, a menina não resistiu e faleceu na tarde desta quarta-feira (22).

O corpo de Emanuelly está sendo velado na sala 7 do Centro Funerário São Vicente Prever. O horário do sepultamento ainda não foi divulgado.

Outro caso na região

Na última sexta-feira (17), a pequena Maria Vitória Oliveira da Cruz, de apenas 05 anos, faleceu vítima de AVC – Acidente Vascular Cerebral.

A criança faleceu no Hospital Regional de Assis, por volta das 20h30. O corpo foi velado no velório municipal de Paraguaçu Paulista e sepultado no sábado.

Maria Vitória era morada na Zona Rural de Paraguaçu Paulista, no bairro São Matheus. Ela estudava na EMEF Profª Ivony Affini Matheus. Deixa os seus pais e dois irmãos.

AVC em crianças: sim, isso existe!

Quando se ouve falar em AVC, a abreviação para Acidente Vascular Cerebral, logo se imagina um adulto, provavelmente com características de risco: sedentário, que se alimenta mal, talvez obeso e quem sabe fumante. Mas você sabia que isso acontece também com crianças?

“A frequência é infinitamente menor do que a ocorre com os adultos. Enquanto entre os mais velhos a taxa é de 4 ou 5% da população, entre as crianças, é de 0,1% ou 0,2% da população infantil”, alerta Osmar Moraes, neurocirurgião do Hospital Santa Catarina. Para ele, como é um acontecimento raro, a dificuldade de obter um diagnóstico é maior.

Por que acontece em crianças?

As causas do AVC em crianças são diferentes das razões pelas quais ele acontece em adultos. “Em geral, o derrame está associado a alguma outra condição, que pode ser uma má formação nas artérias, anemia falciforme, hemofilia ou alguma deficiência no sistema imunológico”, explica Moraes.

Como reconhecer o AVC em crianças

Uma das melhores formas de salvar a vida de uma criança com AVC é prestar socorro rápido, procurando atendimento especializado em um pronto-socorro. Mas como saber se é o caso de correr para o hospital? “Os sintomas em crianças são muito nítidos. Os pais, certamente, saberão que se trata de algo grave. O mais comum é um déficit motor, quando a criança para de mexer um lado do corpo, para de andar, enrola a língua, para de falar. E, na criança, diferente do adulto, em que tudo acontece gradativamente, tudo acontece muito rápido”, diz o neurocirurgião.

Ao desconfiar de que uma criança está sofrendo um derrame, o melhor, além de chegar a um serviço de emergência o quanto antes, é tentar verificar se as vias aéreas estão desobstruídas. A língua enrolada pode ser a causa disso, por exemplo. “Também ajuda tentar manter a cabeça da criança elevada, para facilitar a drenagem do sangue. As outras ações precisam de treinamento e devem ser feitas por uma equipe especializada”, orienta Osmar.

Fatores de risco

Se a criança possui anemia falciforme, hemofilia ou alguma má formação relacionada aos vasos sanguíneos, é bom ficar alerta. “Infelizmente, ela será uma candidata mais forte a sofrer o AVC”, diz o médico. De acordo com ele, também é recomendado manter hábitos saudáveis, como cuidar da alimentação, do peso e estimular a prática de exercícios físicos, principalmente se houver algum histórico na família.

 

Fonte: AssisNews



MAIS NOTÍCIAS

Câmara abre sindicância para apurar assédio e violência política de gênero sofrido por vereadora

Comissão constituída pelos vereadores Júnior Baptista, Daniel Faustino e Ricardo Rio vai apurar caso

Energisa intensifica inspeções para identificar desvio de energia na região

A concessionária de energia confirmou mais de 10 mil kWh de energia desviada.

Aulão de Ritmos vai agitar o Dia do Trabalhador na Fonte Luminosa

Atividade será com professores renomados que prometem contagiar pessoas de todas as idades.

Vereador faz questionamentos sobre obras e melhorias no Grande Lago de Paraguaçu Paulista

Ricardo Rio destaca que o espaço do Grande Lago precisa ser melhor utilizado, gerando oportunidades

Advogado comenta lei que prevê pena maior para violência psicológica contra a mulher com uso de IA

Novas leis combatem a violência tecnológica contra mulheres

Paraguaçuense é campeão na Categoria Jovem na Prova dos Três Tambores de Oscar Bressane

João Vitor Martins, de apenas 12 anos, coleciona conquistas em provas disputadas em toda a região.

O Vestido da Rainha: comédia musical de grupo paraguaçuense fará turnê no RJ, a partir de 2 de maio

A peça da Cia Bambolina estreia no RJ, com sessões em quatro unidades do SESC

Motorista morre após capotar veículo na SP-255 em Dois Córregos

Veículo atravessou o canteiro central e foi parar na pista contrária, na madrugada deste domingo (27

ANUNCIE DIVULGUE