Terça-Feira, 21 de Janeiro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Carreta da Mamografia atende até sábado em Paraguaçu

03/12/2019 - Atendimento é das 9 às 18 horas, com a distribuição de 50 senhas por dia; e no sábado, dia 7.


Carreta da Mamografia atende até sábado em Paraguaçu

A carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Departamento Municipal de Saúde, começou a atender na segunda-feira (2), em Paraguaçu Paulista.

Devido à instalação da carreta, os usuários do CEM – Centro de Especialidades Médicas – estão tendo acesso pela Avenida Hissagy Marubayashi e os da Prefeitura Municipal pela Rua Presidente Costa e Silva.

A Carreta da Mamografia atenderá até o próximo sábado, dia 7 de dezembro. Os horários de atendimento serão: no dia 2, segunda-feira, a partir das 13 horas, com distribuição de 20 senhas; de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, com a distribuição de 50 senhas por dia; e no sábado, dia 7, das 9 às 13 horas, com a distribuição de 20 senhas.

O serviço-móvel oferece mamografia gratuita, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, e com a apresentação de pedido médico para mulheres entre 39 e 49 anos.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica do Departamento de Saúde, Renata Chadi e Silva, no caso das mulheres mais jovens é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A solicitação pode ter sido emitida tanto por profissionais da rede pública quanto particular. “Já as mulheres com idade acima de 50 anos devem apresentar apenas RG e o cartão SUS”, orientou Renata.

Ela informou também que não haverá agendamento prévio e que o atendimento será por meio de demanda espontânea e distribuição de senhas, nos dias em que a carreta do Programa “Mulheres de Peito” estará em Paraguaçu Paulista.

A prefeita Almira Garms esteve na manhã desta segunda-feira acompanhando a instalação da carreta, junto da diretora de Saúde, Cristiane Bonfim.  “O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e no estado de São Paulo, por isso a importância de trabalharmos a prevenção, para o quê chamamos as mulheres de Paraguaçu para que não percam esta oportunidade de fazer a mamografia gratuitamente”, disse a prefeita Almira.

A diretora municipal de Saúde, Cristiane Bonfim informou que as imagens captadas pelos mamógrafos da carreta do Programa “Mulheres de Peito” são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. “O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento”, esclareceu a diretora Cristiane Bonfim. “Caso seja detectado algum problema, as mulheres são encaminhadas para acompanhamento e tratamento em um hospital de referência da rede estadual”.

Receptividade

Assim que chegaram a Paraguaçu Paulista, os técnicos Cícero Pereira da Silva e Pedro José de Freitas, que fizeram a instalação da carreta da mamografia, afirmaram que pela primeira vez foram recepcionados por um prefeito. Eles foram recebidos pela prefeita Almira Garms e pela diretora de Saúde Cristiane Bonfim quando começaram a fazer a instalação da carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Departamento Municipal de Saúde e que começa a atender nesta segunda-feira em Paraguaçu Paulista, a partir das 13 horas.

Pedro José de Freitas afirma que nas regiões por onde passam instalando a carreta, poucos “dão importância” para trabalho que fazem. “Pelo menos aqui em Paraguaçu, a prefeita veio e conversou com a gente, a diretora de Saúde também. Isso pra gente é bom, a gente percebe que o nosso trabalho é visto”, disse ele.

Além da receptividade da prefeita Almira e da diretora Cristiane, Pedro destacou o aparato para que a população de Paraguaçu tenha a assistência na realização da mamografia, pontuando o apoio logístico prestado pela coordenadora de Atenção Básica do Departamento de Saúde, Renata Chadi e Silva e pela Guarda Municipal. “Aqui estamos muito bem assistidos, estão nos apoiando, a coordenadora Renata, a Guarda Civil estão aqui, estamos muito bem acolhidos, o pessoal de Paraguaçu valoriza o tipo de atendimento prestado pela carreta da mamografia”, destacou o técnico Pedro José de Freitas.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva



MAIS NOTÍCIAS

Joelson Gomes Excursões divulga calendários de viagens programadas para 2025; agende a sua

Seja praia, thermas, exposição de flores ou passeio de trem, viajar é sempre um ótimo programa.

Mutirões de saúde mobilizam CEM e Santa Casa nesta segunda-feira, dia 20

Na Santa Casa acontece o Mutirão de Dermatologia; No CEM de ultrassonografia.

Homem de 60 anos é morto a pauladas dentro da própria casa, em Assis

Alceu Garcia chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Festa de Santos Reis agita o distrito de Sapezal e atrai mais de 3 mil pessoas

Público compareceu em peso para saborear o delicioso almoço e prestigiar o encontro das bandeiras.

Obras em Maracaí alteram tráfego na Raposo Tavares

Manutenção ocorre de 21 a 24 de janeiro, com rotas alternativas para motoristas

Caixa começa a pagar Bolsa Família de janeiro

O valor mínimo corresponde a R$ 600.

Exercícios físicos ajudam a prevenir, tratar e se recuperar de câncer

Recomendação é do Instituto Nacional de Câncer

Sem aposta ganhadora, Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 7 milhões

Dezenas sorteadas foram 24, 30, 43, 46, 55 e 60

ANUNCIE DIVULGUE