CONFIRMADO: Dante Mantovani vai assumir a presidência da Fundação Nacional de Artes
02/12/2019 - A informação foi divulgada pelo Diário Oficial da união de sexta-feira, dia 29.
O paraguaçuense Dante Henrique Mantovani é o novo presidente da Funarte – Fundação Nacional de Artes, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cultura do governo Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada pelo Diário Oficial da União de sexta-feira, dia 29.
Dante Mantovani é maestro e doutor em música pela Universidade Estadual de Londrina. Participou de grupos como o Coro Lírico da Associação Paraguaçuense Pró-Música, a Orquestra Filarmônica de Cordas de Londrina, o Coro Sacro da Paróquia Nossa Senhora da Paz e a Orquestra de Câmara de Paraguaçu Paulista, além de corais religiosos da Igreja Católica.
Além disso, Mantovani apresentou o programa “A Grande Música”, na rádio Mão de Deus, de Caxias do Sul (RS), e ministra palestras em instituições como a Academia Militar das Agulhas Negras.
Dante Mantovani reside em Paraguaçu Paulista e também é o idealizador e responsável pelo Festival de Música de Paraguaçu Paulista, que chegou a sua terceira edição neste ano de 2019.
SOBRE A FUNARTE
Criada em 1975, a Fundação Nacional de Artes – Funarte é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileiras; e atua para que a população possa cada vez mais usufruir das artes.
Atualmente a Funarte, vinculada ao Ministério da Cidadania, alcança as áreas de circo, dança e teatro; de música, de concerto, popular e de bandas; e de artes visuais; e também a preservação da memória das artes e a pesquisa na esfera artística. É a única instituição no Estado brasileiro com as atribuições e especialidades necessárias para tratar desses campos de atividade.
O trabalho de mais de 40 anos da Fundação inspirou a criação de dezenas de entidades municipais e estaduais assemelhadas, em todo o território nacional.
Redação TV Paraguaçu