Diferente de 106 municípios de SP, Dia da Consciência Negra não é feriado em Paraguaçu
20/11/2019 - Em todo o Brasil, apenas 1.260 cidades estão de folga nesta quarta-feira (20).
O Dia da Consciência Negra é uma data comemorativa e por não se tratar de um feriado nacional, cabe aos Estados e municípios optar se há expediente ou não. Com isso, em 13% dos municípios brasileiros é feriado neste 20 de novembro e nos demais, se trabalha normalmente.
Apenas 1.260 cidades do país estão de folga nesta quarta-feira (20).
No Estado de São Paulo, são 106 municípios, incluindo a capital paulista, que consideram o 20 de novembro como um feriado. Paraguaçu Paulista, entretanto, assim como a maioria das cidades da região, não está nessa lista.
Segundo dados da Secretaria (SEPIR), de 2018, seis estados brasileiros aprovaram leis que determinam o feriado de 20 de novembro em todos os seus municípios: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Maranhão.
No Distrito Federal e em oito estados – Acre, Ceará, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe– não é feriado em nenhuma cidade.
Sobre o Dia da Consciência Negra
20 de novembro de 1695. Foi nessa data que Zumbi dos Palmares, líder do quilombo de mesmo nome, foi emboscado e morto, traído por um dos seus companheiros. Apesar do desfecho trágico, o líder quilombola entrou para a história nacional como um símbolo da resistência negra contra a escravidão imposta nas fazendas, que só viria a ser abolida no dia 13 de maio de 1888, por um decreto da Princesa Isabel.
Por conta de sua história de vida, o dia da morte de Zumbi foi escolhido como marco para o Dia da Consciência Negra, conforme consta na Lei Federal 12.519, sancionada em 2011 pela então presidente Dilma Rousseff.
Redação TV Paraguaçu