Domingo, 27 de Outubro Paraguaçu Paulista 29ºC - 19ºC veja mais

Projeto poderá transformar Borá, Lutécia e Oscar Bressane em distritos de Paraguaçu

06/11/2019 - Governo propõe fundir municípios com menos de 5 mil habitantes; regra atingiria quase 1 em cada 4 ci


Projeto poderá transformar Borá, Lutécia e Oscar Bressane em distritos de Paraguaçu

Às vésperas de um ano de eleições municipais, o governo Jair Bolsonaro (PSL) propõe fundir municípios pequenos e com baixa arrecadação, além de restringir a criação de novas prefeituras. A proposta consta na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Pacto Federativo, entregue nesta terça-feira (5) ao Congresso Nacional. Segundo Waldery Rodrigues, secretário especial de Fazenda, 1.254 municípios se encaixam nessas condições hoje e seriam incorporados a cidades vizinhas a partir de 2026. Isso representa quase um em cada quatro municípios do Brasil —22,5% do total de municípios brasileiros (5.570), segundo os dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístistica).

'Menos é mais'

O projeto elaborado pelo Ministério da Economia sugere que municípios com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor do que 10% da receita total sejam incorporados por municípios vizinhos. A justificativa é de que essa medida promoverá o fortalecimento da federação e maior autonomia para gestão de recursos.

Número exato sairia no ano que vem

O assessor especial do ministério, Rafaelo Abritta, disse que o número de 1.254 municípios é uma estimativa feita com base em dados do IBGE. Mas a dimensão exata da medida, caso aprovada, será conhecida no ano que vem, com base em dados do novo censo. "[O número de 1.254 é] uma estimativa do IBGE que vai se comprovar ou não com o Censo do próximo ano. No início de 2021 que teremos o rol definitivo de quais municípios serão atingidos ou não por essas medidas", afirmou Abritta. A análise sobre a arrecadação dos municípios, a princípio, seria feita pelos TCEs (Tribunais de Conta do Estado).

Segundo a PEC, cada município poderá incorporar até três cidades que se enquadrem nesses critérios. A incorporação se daria a partir de 2025, no final do próximo mandato.

Outras medidas

Além disso, a proposta prevê que todos os entes da federação adotem um teto de gastos públicos, como o que existe para a União, aprovado pelo governo Michel Temer. O projeto ainda prevê que a Lei de Responsabilidade Fiscal, o teto de gastos e a regra de ouro, que proíbe tomada de empréstimo para o pagamento de despesas correntes, como salários e conta de luz, valerão para todos os entes da federação, e não apenas para a União.

Também fica proibido o uso de fundos de pensão e depósitos judiciais de ações entre particulares para despesas de estados e municípios.

Região de Paraguaçu Paulista

Se o projeto for aprovado, municípios da região poderão ser transformados em distritos de cidades maiores. Entre eles, Borá, menor município do Estado de SP e segundo menor do Brasil, que conta com pouco mais de 800 moradores e poderá se tornar um distrito de Paraguaçu Paulista.

Lutécia, com pouco mais de 2.700 moradores também entra na lista, assim como Oscar Bressane, com cerca de 2.500 habitantes.

 

 

Com informações do Uol



MAIS NOTÍCIAS

Chegou em Paraguaçu Paulista a Lopes Produtos de limpeza e Piscinas

Tudo o que você precisa em produtos de limpezas doméstica, industrial, automotiva e piscina

Vai começar o maior campeonato de Futsal de todos os tempos de Paraguaçu Paulista e região

Os amantes do esporte estão ansiosos para verem suas equipes favoritas em ação no Ginásio Padilha.

PAT de Paraguaçu Paulista tem vagas de emprego disponíveis

Os candidatos interessados devem procurar o PAT munidos de RG, CPF e CTPS.

Criança de 5 anos morre após suspeita de afogamento em piscina de parque aquático

Segundo a mãe, criança ficou sem oxigênio por 50 minutos.

Após ser preso, motociclista quebra vidro de viatura com cabeçada e tenta fugir em Prudente

Suspeito, de 31 anos, também estava com uma porção de crack e xingou os policiais militares.

Homem é morto após ser golpeado na cabeça com pedaços de madeira no interior de SP

Segundo a Polícia Civil, vítima veio a óbito por traumatismo crânio-encefálico.

População pode opinar sobre plano de adaptação às mudanças climáticas

Consulta pública foi aberta na Plataforma Brasil Participativo

Prevenção de dengue deve ir além de mensagens sobre hábitos e cuidados

Estudo da Unicef explica aspectos que dificultam a adoção de práticas.

ANUNCIE DIVULGUE