Domingo, 27 de Outubro Paraguaçu Paulista 29ºC - 19ºC veja mais

Paraguaçuense que faturou bronze na Olimpíada de Língua Portuguesa é homenageada

05/11/2019 - Câmara Municipal parabenizou Dayane do Carmo Batista na noite desta segunda-feira, 4.


Paraguaçuense que faturou bronze na Olimpíada de Língua Portuguesa é homenageada

Na Sessão Ordinária de segunda-feira, 4 de novembro, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Neide Teodoro, que parabeniza a aluna Dayane do Carmo Batista e sua professora Vanessa Souza Cunha, pela conquista da medalha de bronze na Olimpíada de Língua Portuguesa, um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, de iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

O tema foi trabalhado pela professora com todos os alunos do 9º ano e foi pedido que escrevessem sobre pontos de Paraguaçu que refletissem sua essência como moradores da cidade. A aluna Dayane escreveu sua crônica inspirada na grafitagem feita no bairro Lina Leuzzi, onde reside, intitulada “Grafitagem das Vovós”.

A professora Vanessa, além de trabalhar os conteúdos específicos de seu componente curricular através do sistema de ensino Aprende Brasil, também realizou todas as oficinas de leitura e escrita propostas pela Olimpíada em sala de aula com todos os alunos das turmas participantes.

Respeitando todas as etapas, no dia 14 de agosto, a Comissão Julgadora Escolar analisou todos os textos produzidos e na categoria crônica, avaliou e selecionou o texto “A Grafitagem das Vovós”, para representar nossa escola. No dia 19 de agosto, o texto foi enviado ao Departamento de Educação, para a Comissão Julgadora Municipal e no dia 9 de setembro o texto foi novamente selecionado, dessa vez como o melhor do município na categoria “crônica”. Dayane foi para a fase regional, um feito inédito na história de sua vida e para o município de Paraguaçu Paulista. No dia 10 de outubro veio a notícia de que ela era semifinalista da Olimpíada.

Dayane tem 14 anos, é filha de José Carlos Batista (in memoriam) e Sandra do Carmo; aluna regularmente matriculada no 9º ano na EMEF Cléia Caçapava Silva, escola tradicional de nossa cidade, cuja direção está a professora Sâmia Guerino, tendo como assistente de direção a professora Vera Lúcia Rocca e coordenadora pedagógica a professora Marla Cecília Gil de Oliveira Enir.

Dayane ficou entre as 9 escolhidas das 4.686 crônicas inscritas em todo Estado de São Paulo e entre as 125 melhores do Brasil. Professora e aluna viajaram para São Paulo no último dia 22 de outubro para participar de encontros presenciais da etapa da semifinal e representar o Estado de São Paulo, e levar o nome de Paraguaçu Paulista à competição. Foram 3 dias de oficinas de formação, palestras e passeios culturais com o objetivo de ampliar o repertório, além das habilidades de leitura e escrita.

De acordo com MEC, esse foi o sexto ano de edição da Olimpíada, e contou com a participação de mais de 171 mil inscrições de todos os Estados e mais de 40 mil escolas inscritas. Os trabalhos inscritos foram divididos em cinco categorias de acordo com as séries: Poemas, Memórias Literárias, Crônicas, Documentário e Artigo de Opinião.

“A aluna Dayane do Carmo Batista e sua professora Vanessa de Souza Cunha trouxeram a Paraguaçu Paulista a significativa medalha de bronze, além de reconhecimento nacional. Assim, como forma de reconhecimento pela conquista da medalha obtida por Dayane, com apoio incondicional de sua professora Vanessa, é que apresentamos essa Moção”, disse a vereadora Neide.

Fonte: Leonardo Volcean - Assessoria de Imprensa da Câmara



MAIS NOTÍCIAS

Chegou em Paraguaçu Paulista a Lopes Produtos de limpeza e Piscinas

Tudo o que você precisa em produtos de limpezas doméstica, industrial, automotiva e piscina

Vai começar o maior campeonato de Futsal de todos os tempos de Paraguaçu Paulista e região

Os amantes do esporte estão ansiosos para verem suas equipes favoritas em ação no Ginásio Padilha.

PAT de Paraguaçu Paulista tem vagas de emprego disponíveis

Os candidatos interessados devem procurar o PAT munidos de RG, CPF e CTPS.

Criança de 5 anos morre após suspeita de afogamento em piscina de parque aquático

Segundo a mãe, criança ficou sem oxigênio por 50 minutos.

Após ser preso, motociclista quebra vidro de viatura com cabeçada e tenta fugir em Prudente

Suspeito, de 31 anos, também estava com uma porção de crack e xingou os policiais militares.

Homem é morto após ser golpeado na cabeça com pedaços de madeira no interior de SP

Segundo a Polícia Civil, vítima veio a óbito por traumatismo crânio-encefálico.

População pode opinar sobre plano de adaptação às mudanças climáticas

Consulta pública foi aberta na Plataforma Brasil Participativo

Prevenção de dengue deve ir além de mensagens sobre hábitos e cuidados

Estudo da Unicef explica aspectos que dificultam a adoção de práticas.

ANUNCIE DIVULGUE