Terça-Feira, 29 de Abril Paraguaçu Paulista 26ºC - 18ºC veja mais

Professora voluntária ensina adultos e idosos a ler e escrever em Maracaí

09/09/2019 - Muitos dos que participam desse projeto nunca tiveram contato com uma sala de aula antes.


Professora voluntária ensina adultos e idosos a ler e escrever em Maracaí

Duas vezes por semana, a professora Rute Souza dedica o seu tempo de forma voluntária para ensinar adultos e idosos de Maracaí (SP) a ler e escrever. A iniciativa que recebeu o nome "Alegria de Saber" é realizada na ONG Comunidade Kolping.

Uma chance para os alunos recuperarem o tempo perdido. O único requisito para fazer parte da turma é querer aprender.

O idoso Pedro Lucas Soares frequenta as aulas desde que o projeto começou, há 13 anos, e conta que já evoluiu bastante no aprendizado.

"Depois que eu entrei aqui, ficou bem melhor que antes, já entendo bastante coisa", confirma o aposentado, que também agradece o empenho da professora.

A professora Rute garante que, de um modo geral, o aproveitamento da turma é muito bom.

"Alguns chegaram aqui sem saber escrever a letra 'A' e hoje já leem e escrevem, alguns com alguma dificuldade, outros desenvolveram bem."

Maria Aparecida Ruela também fica feliz ao ver que evolui a cada aula. "Quando eu vim aqui, eu sabia ler muito pouquinho, não sabia escrever, eu lia as coisas com muita dificuldade e hoje eu até leio bem. Fico contente, desenvolvi bastante mesmo.

"Não tem preço e não tem dinheiro para pagar isso, o que essa professora fez com nós com tanto carinho e amor", declara a aposentada.

Para Rute, é exatamente o carinho dos alunos e ver que eles estão aprendendo a maior motivação para continuar com o projeto.

"A satisfação deles, a realização deles de estar realizando um sonho que eles tiveram ao longo da vida, e agora com a idade que eles têm, aqui eu tenho aluno de mais de 80 anos. Então você ver uma pessoa se sentindo realizada nesta altura da vida, não tem dinheiro que pague, é muito gratificante", reconhece.

 

Fonte: G1 Bauru e Marília/ Foto: Reprodução/TV TEM



MAIS NOTÍCIAS

Rodovias na região de Paraguaçu Paulista devem receber 1 milhão de veículos neste feriado

Estimativa é da Eixo SP para os cinco dias da Operação Dia do Trabalho, que começa à 0h desta quarta

Câmara de Vereadores aprova contas de 2022 do município de Paraguaçu Paulista

Contas da Gestão Antian foram aprovadas em Sessão Extraordinária

Polícia Rodoviária apreende produtos avaliados em mais de R$ 750 mil sem nota fiscal na região

Mercadorias estavam em dois veículos que foram abordados na rodovia.

Inscrições para o Encceja 2025 terminam sexta-feira

Exame certifica quem não concluiu ensino na idade certa

Auditoria do INSS aponta 1,9 milhão de pedidos para excluir desconto

Demanda acaba por impactar na fila de espera por benefícios

Bolsonaro indica Tarcísio e mais 14 testemunhas em processo no STF

Ex-ministro Pazuello e general Gomes Freire estão na lista

Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 8,50% em 12 meses

IGP-M teve inflação de 0,24% em abril

Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta terça-feira

Resultado da pré-seleção será divulgado em 6 de maio

ANUNCIE DIVULGUE