Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos tem início pela Barra Funda
03/09/2019 -
Em continuidade ao Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos de Paraguaçu Paulista, a médica veterinária do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Cinthia Ribeiro Lourenço, realizou uma palestra orientativa para os tutores, no CRAS II, do bairro Barra Funda, na última sexta-feira (30).
Cinthia informou que abordou os pontos positivos da castração, o porquê da castração e as obrigações dos tutores no que diz respeito à parte do pós-operatório com medicação e curativo.
Por meio do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, foi finalizado o edital de cadastramento das clínicas de Paraguaçu Paulista, interessadas em fazer o procedimento. “Estamos fazendo agora a verificação documental para que os contratos com as clínicas possam ser assinados”, informa Cinthia.
A médica veterinária esclarece que o projeto é setorial, objetivando maior eficácia na efetivação, e o cadastramento dos animais para castração começou pelo Bairro Barra Funda. “Assim que castrarmos os animais da Barra Funda, começaremos a trabalhar em outro bairro. Estamos trabalhando setorialmente para não dar um período de espera muito grande, entre o cadastramento e a castração, o que é muito ruim”, esclarece Cinthia.
“O bairro Barra Funda foi escolhido por ter maior densidade demográfica, população de maior vulnerabilidade e maior número de animais. Depois de concluído este bairro, vamos migrando para outros da cidade, um a um”, afirma.
A castração de animais por meio do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos é regulamentada pela lei 6.322/19, programa permanente que teve início neste e deverá ser realizado de modo contínuo.
O Programa
O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos é destinado às famílias de baixa renda. Para a consolidação do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei de autoria da prefeita Almira Garms que dispõe sobre o registro, identificação, esterilização, adoção e controle ético da população de cães e gatos.
Destinado à família de baixa renda, o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, disponibilizará identificação via microchip para atribuir a cada animal um código individual e com procedimentos cirúrgicos necessários para a esterilização.
“O objetivo, ainda, é o incentivo a programas de adoção, além da realização de campanhas educativas para conscientização da posse responsável”, finaliza a médica veterinária Cinthia Ribeiro Lourenço.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura