ACE participa ativamente de debates e apresenta propostas inovadoras em Conferência Municipal
14/04/2025 - ACE apresentou três propostas ambiciosas, visando impulsionar a governança territorial e econômica

Paraguaçu Paulista respira inovação e planejamento estratégico na última sexta-feira, 11 de abril, durante a 6ª Conferência Municipal realizada no auditório da ESAPP.
Em um movimento que demonstra seu forte engajamento com o desenvolvimento local, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) não apenas figurou como parceira fundamental da prefeitura na organização e realização do evento, compartilhando sua expertise em iniciativas desta magnitude, como também marcou presença ativa com dois representantes.
O presidente da ACE, Wadson Moura Caetano, participa do Eixo Cidades Inteligentes, e Fernando Rocha, Superintendente, e a Gestora Ângela Balancieri, levou à mesa de discussões a visão e as propostas do empresariado local no Eixo Governança.
A ACE apresentou três propostas ambiciosas, visando impulsionar a governança territorial e econômica, bem como transformar Paraguaçu em uma cidade verdadeiramente inteligente.
No Eixo 5, dedicado à Governança Territorial e Econômica, Fernando e Ângela defenderam a proposta de criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico. A iniciativa ambiciona estabelecer uma plataforma estratégica que congregue a sociedade civil organizada, o setor empresarial e o poder público na elaboração de um plano de desenvolvimento de longo prazo, alicerçado em dados concretos e nas potencialidades regionais. A segunda proposta neste eixo defende uma mudança significativa no calendário eleitoral, unificando as eleições municipais e estaduais em uma única data. O objetivo central é otimizar a gestão pública, promovendo maior sinergia entre os diferentes níveis de governo e garantindo a continuidade e a eficiência das políticas implementadas.
Já no Eixo 4, focado em Cidades Inteligentes, a ACE, por meio da apresentação do Presidente Wadson, fez a proposta da implantação de um aplicativo municipal integrado, com autenticação via Gov.br. A plataforma digital centralizaria vários serviços públicos, informações relevantes da cidade e ferramentas de suporte ao comércio, empreendedorismo e participação cidadã.
A visão é clara: transformar Paraguaçu em um modelo de gestão inteligente, eficiente e totalmente conectada com seus munícipes.
A manhã do evento foi dedicada a palestras enriquecedoras, com a participação de Carlos Alexandre Gomes, sociólogo e gestor público da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que compartilhou seu conhecimento em cidades inteligentes e direito administrativo. E Adriano Romagnoli de Assis que também contribuiu significativamente para o debate sobre o tema de Cidades Inteligentes, enriquecendo a discussão com sua expertise.
Para o presidente da ACE, Wadson Moura Caetano, a conferência representa um momento crucial para o futuro de Paraguaçu Paulista. "A Associação Comercial fez questão de participar ativamente e apresentar suas propostas, pois acreditamos que este é um momento decisivo para o desenvolvimento da nossa cidade. É uma verdadeira honra contribuir para este debate tão importante", concluiu o presidente, demonstrando o comprometimento da entidade com o progresso do município. "O futuro de Paraguaçu Paulista está em debate, e a ACE se posiciona como um agente fundamental nessa construção" - finalizou Wadson.
Fonte: Associação Comercial