Homem é preso pela Polícia Ambiental após ser flagrado caçando em fazenda de Quatá
08/04/2025 - Outros dois homens que o acompanhavam conseguiram fugir.

Na última sexta-feira, dia 04, a Polícia Ambiental flagrou três homens praticando caça predatória, na Fazenda Santa Lina, no bairro Dona Elza, município de Quatá/SP.
No interior da propriedade, área de cultivo de cana-de-açúcar, por volta das 09h40, os policiais visualizaram dois indivíduos portando armas longas nas costas, cada qual conduzindo uma motocicleta, além de um veículo Fiat Uno, de cor vinho, conduzido por um terceiro indivíduo. Ao tentar realizar a abordagem, os suspeitos não obedeceram e iniciaram fuga em meio aos carreadores de cana.
Após perseguição, os policiais conseguiram abordar um dos três homens, que pilotava uma das motocicletas. Ele não informou quem eram os dois suspeitos que o acompanhavam. Durante a busca pessoal e veicular, os policiais constataram que ele trazia nas costas uma Espingarda Calibre 12, juntamente com 14 cartuchos íntegros do mesmo calibre, além de rádio comunicador e uma faca encontrada em sua mochila.
Foi realizado patrulhamento pelas imediações, mas os outros dois envolvidos não foram localizados.
Quanto à documentação da arma de fogo foi apresentado o Certificado de Registro com vencimento em 09/05/2032 e uma Guia de Trafego Especial (GTE) válida para a arma, emitida para fins de caça de controle de espécies exóticas invasoras.
O homem apresentou registro da arma de fogo, mas por não possuir licença para a atividade de caça recebeu voz de prisão em flagrante.
Além disso, a Fazenda Santa Lina está arrendada para a Usina Zilor que exerce o cultivo da cana-de-açúcar e após ser realizado contato com o representante da empresa, ele declarou de forma categórica que a Zilor não permite atividade de caça em suas propriedades.
O homem foi conduzido para a Delegacia de Polícia de Quatá, onde o delegado Dr. Marcelo Petuba Lombert arbitrou fiança no valor de R$ 1.000,00, que foi paga pelo suspeito, sendo liberado após o pagamento.
O homem recebeu ainda uma multa no valor de R$500,00 por caçar espécimes da fauna silvestre nativa.
Redação TV Paraguaçu/ Fotos: Polícia Ambiental/Divulgação