Equoterapia será novo recurso usado no Tratamento de Pessoas com TEA em Paraguaçu Paulista
04/04/2025 - Iniciativa visa promover a inclusão e o bem-estar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Neste mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Paraguaçu Paulista deu um passo importante para a inclusão e o tratamento das pessoas que fazem parte do espectro. O diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, visitou a Casa Lar, futuro local da Clínica do TEA, para mostrar as obras da pista de equoterapia. Esse novo recurso será incorporado ao tratamento oferecido pela clínica, com o objetivo de potencializar os resultados terapêuticos. O diretor do Departamento de Obras, Cícero Ribeiro da Silva, o encarregado geral do Do Departamento de Obras, Aparecido Carlos Alves, e Tatiana de Mello, assistente administrativa na Casa Lar, também estiveram no local, bem como a coordenadora da Clínica TEA, Priscila Canevare Reis, e o vereador Daniel Rodrigues Faustino, que destinou uma emenda impositiva que auxiliou na construção da pista, reforçando o compromisso com a inclusão das pessoas com TEA.
A equoterapia, prática que utiliza o cavalo como mediador terapêutico, traz diversos benefícios para pessoas com TEA. Estudos apontam que a interação com os cavalos pode melhorar a comunicação, a coordenação motora, o equilíbrio e o comportamento de indivíduos com esse transtorno. Além disso, a equoterapia favorece o desenvolvimento de habilidades sociais e a redução de ansiedades, promovendo uma melhor qualidade de vida.
A equoterapia será incluída na Clínica TEA junto a outras terapias que já fazem parte do tratamento de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, como como fonoaudiologia, psicoterapia, intervenção motora, fisioterapia e intervenção aquática. A introdução da equoterapia é uma demonstração do empenho da gestão do prefeito Antonio Takashi Sasada, Antian, em proporcionar tratamentos inovadores e inclusivos para a comunidade, buscando garantir um atendimento completo e de qualidade para todos os assistidos pela clínica.
Fonte: Departamento de Saúde/ Prefeitura Municipal