Vereador pede apresentação imediata da prestação de contas da Festa das Nações
24/03/2025 - Requerimento de Douglas Khenayfis foi aprovado na última Sessão Ordinária da Câmara.
Na Sessão Ordinária realizada na noite da última segunda-feira (17) na Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista, o vereador Douglas Khenayfis apresentou um requerimento pedindo ao prefeito a apresentação imediata das despesas e receitas, bem como o total destinado a cada entidade beneficiada, no formato de prestação de contas, da 16ª edição da Festa das Nações, realizada em Paraguaçu Paulista no período de 12 a 16 de março de 2025.
No documento, o vereador questiona quais os valores gastos de orçamento próprio da prefeitura na 16ª Festa das Nações, qual o valor total da despesa municipal com o evento e qual o valor destinado às entidades participantes.
Na justificativa do requerimento, Douglas Khenayfis ressalta que a Festa das Nações consolidou-se como um dos principais eventos municipais, de cunho turístico, social e beneficente. Com mais de 16 anos de tradição, a festa foi concebida com o objetivo de impulsionar o turismo local e, principalmente, gerar receitas para as entidades sociais da cidade.
“Diante da relevância do evento e da necessidade de transparência na gestão dos recursos públicos, solicitamos a apresentação da prestação de contas detalhada da 16ª Festa das Nações”, justifica o documento.
O vereador destaca ainda que a prestação de contas deve abranger a origem e o valor de todas as receitas obtidas, incluindo patrocínios, vendas de ingressos, aluguéis de espaços e quaisquer outras fontes de renda. Da mesma forma, é imprescindível detalhar todas as despesas realizadas, discriminando os valores gastos com infraestrutura (pirâmides, banheiros químicos, palcos, som, iluminação), mão de obra (incluindo horas extras de servidores municipais), escolha das representantes de cada país ou entidade participante e demais custos relacionados à organização do evento.
Além disso, o vereador solicita ao prefeito informações sobre a destinação das receitas arrecadadas, especificando o valor repassado a cada entidade participante e a origem dos recursos utilizados para essa contribuição.
“A transparência na divulgação desses dados é fundamental para garantir a credibilidade do evento e fortalecer o compromisso com as entidades filantrópicas da cidade, que muito bem utilizam esses recursos para a realização de seus trabalhos sociais e assistenciais”, ressaltou.
Redação TV Paraguaçu/ Imagem: Câmara Municipal/ Reprodução