Segunda-Feira, 03 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 26ºC - 22ºC veja mais

Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira

03/02/2025 - Transação será feita a partir de código QR específico para pagamento


Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (3), os boletos poderão ser pagos não apenas por código de barras, mas por meio de outros instrumentos, como o Pix. Entra em vigor resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro que moderniza o tradicional boleto bancário.

Agora, os boletos poderão conter um código QR específico para o pagamento via Pix. Basta o usuário apontar o celular e concluir a transação. A grande vantagem é que a operação por Pix é compensada instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.

Outra novidade aprovada pela resolução de dezembro ainda depende de instrução normativa do BC para entrar em vigor. O boleto de cobrança dinâmico (ou boleto dinâmico) permite a transferência de titularidade de papéis quando a dívida é comercializada e troca de mãos.

Segundo o BC, a ferramenta trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural prevista na Lei nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018. A instrução normativa definirá os tipos de ativos financeiros que podem ser vinculados ao boleto dinâmico.

Como esses títulos podem ser negociados, o BC considera fundamental garantir a segurança, tanto para o pagador quanto para o credor, de que os pagamentos serão destinados ao legitimo detentor de direitos. Para assegurar a destinação correta dos pagamentos automáticos, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC.

De acordo com o Banco Central, a criação do boleto dinâmico representa enorme avanço para modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.

“Em relação às duplicatas escriturais, a segurança se estende tanto ao sacado, devedor da dívida, que, se utilizando do mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico, conseguirá cumprir de forma automática a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor da duplicata, quanto ao financiador que adquiriu o título, que não precisará realizar trocas de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos adquiridos”, explicou o órgão em nota em dezembro.

Como os sistemas de escrituração ou de registro que darão suporte digital a esses títulos ou ativos ainda estão em implementação, o boleto dinâmico deverá ser adotado em até seis meses após a aprovação de ao menos um desses sistemas.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Comércio de Paraguaçu Paulista atende até às 17h no próximo sábado, dia 8

Objetivo é proporcionar mais conforto e comodidade para quem quer realizar suas compras.

APAE de Paraguaçu Paulista promove Bazar Beneficente no próximo sábado, dia 8

Bazar será das 9h às 12h, na sede da APAE, localizada na Rua Santos Dumont, nº 2.022.

Sarah Barros e Tiago Abreu encantam público com sons do passado em show na Concha Acústica

Show teve repertório de músicas nacionais e internacionais das décadas de 60, 70, 80 e 90.

Univesp abre inscrições para Vestibular 2025 em 06 de fevereiro, com 39 vagas em Paraguaçu Paulista

As inscrições devem ser realizadas pelo site.

Empresas não estão preparadas para receber pessoas com deficiência

Despreparo ocorre na maioria das companhias, revela pesquisa

Inmet prevê onda de calor e temperaturas acima da média no país

Projeção para fevereiro traz alerta para a Região Sul.

Condutor e passageiros de ônibus são flagrados transportando produtos sem nota fiscal

Ocorrência foi registrada na madrugada desta segunda-feira, dia 3.

Homem é preso por tráfico de drogas ao ser flagrado com haxixe no painel do veículo

Polícias iniciaram vistoria após sentir cheiro de pó de café no veículo

ANUNCIE DIVULGUE