Sábado, 01 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 27ºC - 22ºC veja mais

Lula diz que relação com Trump será de reciprocidade

31/01/2025 - Se houver aumento de taxas pelos EUA, Brasil fará o mesmo.


Lula diz que relação com Trump será de reciprocidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (30) que buscará uma relação de respeito com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, empossado para um novo mandato na semana passada. A declaração foi dada durante entrevista a jornalistas, no Palácio do Planalto.

"Eu já governei o Brasil com presidente republicano, já governei com presidente democrata. E a minha relação é sempre a mesma, a relação é de um Estado soberano com outro Estado soberano. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos e eu fui eleito para governar o Brasil", afirmou Lula.

Caso o presidente dos EUA concretize declarações recentes de que poderia impor tarifas de exportação contra produtos de países como o Brasil, Lula destacou que a postura do governo será a de reciprocidade, com taxação inversa de produtos norte-americanos importados pelo Brasil. "Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos americanos. É simples, não tem nenhuma dificuldade".

Lula ainda criticou a decisão do presidente dos EUA de retirar aportes financeiros à Organização Mundial da Saúde (OMS) e a saída do Acordo de Paris, para conter o aquecimento global. "Regressão à civilização humana", disse o presidente brasileiro. Ele ainda indicou que Trump deve respeitar a soberania de outros países, ao mencionar as controvérsias recentes entre o americano e os governos da Groenlândia e do Panamá.

Relação com o Congresso

Na seara doméstica, Lula foi questionado sobre a expectativa para as eleições nas novas mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que ocorrem neste fim de semana.

Na Câmara, até o momento, dois deputados se declararam oficialmente como candidatos. Hugo Motta (Republicanos-PB) é o grande favorito, com apoio de praticamente todas as bancadas, dos governistas à oposição, incluindo o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O deputado pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), também oficializou sua candidatura pela oposição de esquerda.

No Senado, o favorito é Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Ele foi presidente da casa de 2019 a 2020 e conta com amplo apoio das principais bancadas para retornar ao cargo.

"O presidente da República não se mete nisso. O meu presidente do Senado é aquele que ganhar. E o da Câmara, é aquele que ganhar. Quem ganhar, eu vou respeitar e estabelecer uma nova relação. Já demos demonstração que não tem dificuldade de governar se você tiver muita disposição de muita conversa", disse Lula.

O presidente reforçou que continuará apostando na articulação política que vem mantendo com o Congresso.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Show de Sarah Barros e Tiago Abreu vai agitar a Concha Acústica no domingo, dia 2

Apresentação é gratuita e acontece a partir das 17h.

Primeira Sessão Ordinária de 2025 acontece na segunda-feira, dia 3 de fevereiro

Na pauta estão 25 requerimentos e 18 indicações.

Homem de 54 anos é preso após usar espingarda de uso restrito para fazer ameaça em Paraguaçu

Suspeito teria usado uma espingarda para ameaçar a integridade física de outra pessoa.

Novo radar inicia operação em Marília

Equipamento instalado na SP-333 – Rodovia Rachid Rayes começa a operar na segunda-feira, dia 3.

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 10 milhões

Números sorteados foram: 29 - 39 - 46 - 47 - 53 - 56

Mortes confirmadas por dengue no estado de São Paulo dobram em 72 horas

Casos prováveis saltaram de 82 mil para 99 mil no estado

Festa popular preferida do brasileiro é a junina, e não o carnaval

Pesquisa revela que sertanejo é o gênero musical favorito no país

SP registrou, em 2024, uma ameaça contra a mulher a cada 5 minutos

Até novembro, foram 97.434 boletins de ocorrência.

ANUNCIE DIVULGUE