Sexta-Feira, 04 de Abril Paraguaçu Paulista 30ºC - 20ºC veja mais

Equipes da Energisa se mantêm em prontidão no fim de semana após alertas de fortes chuvas

31/01/2025 - Distribuidora ainda alerta sobre a importância de evitar exposição a céu aberto para se preservar


Equipes da Energisa se mantêm em prontidão no fim de semana após alertas de fortes chuvas

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Coordenadoria de Proteção da Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta devido à possibilidade de chuvas fortes no interior do estado, entre esta quinta-feira (30) e domingo (2). A previsão, que se estende para o sul de Minas Gerais, também indica rajadas de vento com velocidade entre 30 km/h e 50 km/h. Desta forma, a Energisa Sul-Sudeste segue com seu plano de contingência e equipes de prontidão para responder rapidamente a ocorrências que possam surgir durante o período. A empresa aproveita para reforçar à população as orientações de segurança a fim de evitar acidentes com a eletricidade nos dias chuvosos.

Uma das principais orientações da distribuidora em dias chuvosos é evitar a exposição a céu aberto. “Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais em caso de descargas elétricas (raios) e objetos arremessados pelo vento”, explica o coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste Rodrigo Pontes Garcia.

Por falar em vento, o profissional acrescenta que quando a chuva vem acompanhada de rajadas pode haver quedas de árvores, destelhamentos, quebra de postes e rompimentos de cabos de energia, prejudicando o fornecimento de energia.

Além dos cuidados com a vida, dentro de casa algumas práticas simples podem proteger os eletrônicos durante as chuvas, principalmente aquelas mais intensas. “Tempestades podem vir acompanhadas por raios e a energia liberada por eles pode atingir de 300 a 500 milhões de volts. Essa energia é suficiente para gerar picos de tensão na rede elétrica, podendo causar incêndios instantâneos em materiais inflamáveis e danos a edificações, além de ferir pessoas”, esclarece Rodrigo.

Se um raio atingir a rede elétrica ou suas proximidades, o fenômeno pode causar surtos de tensão na rede elétrica, ou seja, uma elevação momentânea da voltagem da corrente elétrica, representando uma ameaça real aos aparelhos eletrônicos em sua casa.

Para evitar prejuízos com equipamentos, adotar medidas preventivas é essencial:

  • Durante a chuva, desconecte aparelhos da tomada: A prática serve para todos os eletrônicos, inclusive TVs, computadores, micro-ondas e até mesmo carregadores de celular.
  • Instale protetores de surto: Esses dispositivos atuam como uma barreira entre os seus aparelhos e as variações de tensão. Eles desviam a energia excessiva para a terra, protegendo os equipamentos contra picos de tensão. A adquiri-lo, certifique-se de que o protetor de surto seja de boa qualidade e adequado para o tipo de aparelho que você deseja proteger.
  • Cuide da instalação elétrica da sua casa: Uma instalação elétrica bem feita e com manutenção em dia é essencial para evitar danos em caso de surtos de tensão. Verifique se sua casa possui disjuntores adequados e se estão funcionando corretamente. Além disso, certifique-se de que os fusíveis de proteção estão em bom estado.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos durante uma tempestade: Mesmo com protetores de surto e disjuntores, é sempre uma boa prática evitar usar aparelhos eletrônicos durante chuvas, principalmente as mais intensas. A intensidade das descargas atmosféricas pode ser tão alta que supera a capacidade de proteção desses dispositivos. Além disso, aparelhos como o micro-ondas, chuveiros e ar-condicionado são mais suscetíveis a falhas durante picos de energia.
  • Utilize no-breaks para equipamentos essenciais: Para aparelhos que precisam estar sempre ligados, considere o uso de no-breaks (UPS). Esses dispositivos fornecem energia extra quando há falhas de energia, além de proteger contra surtos elétricos e garantir que seus aparelhos não sejam danificados, permitindo o desligamento seguro em caso de queda de energia.
  • Mantenha os cabos organizados: Evite deixar cabos de energia ou aparelhos eletrônicos próximos a janelas ou áreas onde a água da chuva possa alcançar. Um curto-circuito causado por água pode ser fatal para os aparelhos e, em casos mais graves, até gerar incêndios.

Para saber mais dicas de segurança e evitar acidentes elétricos, acesse seguranca.energisa.com.br. Em situações emergenciais, acesse o aplicativo Energisa On ou acione a Gisa, assistente virtual do WhatsApp, pelo número (18) 99120-3365.

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Lyra Maestro Roque Soares de Almeida fara apresentação na Praça do Panambi

Apresentação será no dia 12 de abril.

Idoso morre após cair de bicicleta, bater cabeça e ter hemorragia cerebral no interior de SP

A vítima, de 82 anos, foi hospitalizada, mas não resistiu.

Paciente com câncer viaja para tratamento e é esquecido por mais de 30h em hospital

Morador de Rio Claro (SP) foi deixado por motorista da Fundação de Saúde em hospital de Jaú (SP).

PRF apreende quase R$ 500 mil em celulares na BR-153 em Ourinhos

Foram apreendidos 274 aparelhos sem documentação fiscal em veículo que voltava de Foz do Iguaçu (PR)

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões

Números sorteados foram: 05 - 14 - 19 - 29 - 30 - 54.

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

BC divulgou datas prováveis de novas funcionalidades do Pix.

Mulheres vítimas de violência podem ter reconstrução dentária pelo SUS

Face é o principal alvo em 60% dos casos de agressões.

Paraguaçu Tênis Clube elege nova diretoria no próximo domingo, dia 6

Tem direito de votar o associado patrimonial ou remido, que não esteja com pendências financeiras

ANUNCIE DIVULGUE