Quarta-Feira, 05 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 27ºC - 22ºC veja mais

Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025

23/01/2025 - Previsão do Butantan é fornecer um milhão de doses neste ano.


Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025

O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou hoje (22) que iniciou a produção dos imunizantes contra a dengue. Apesar da iniciativa, a população brasileira não será vacinada em massa contra a dengue neste ano.

O problema é a fabricação da vacina Butantan-DV ganhar escala de produção para chegar a uma centena de milhões. “O Butantan está produzindo, mas não há previsão de uma vacinação em massa neste ano de 2025, isso é muito importante colocar, independente da Anvisa, porque é preciso ter escala nessa produção”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A previsão do Butantan, divulgada em dezembro, é de fornecer um milhão de doses neste ano; e totalizar a entrega de 100 milhões de doses em 2027.

A entrega das doses só poderá ocorrer após a liberação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisa no momento os documentos apresentados sobre os imunizantes. Posteriormente, a vacina deverá ser submetida à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para incorporação no programa de imunização.

A Butantan-DV será uma vacina em dose única. Segundo a ministra, os estudos clínicos apontam “uma excelente eficácia”, mas enquanto não está disponível na escala desejada é necessário reiterar e manter os cuidados orientados pelo Ministério da Saúde contra o mosquito Aedes aegypti.

Nesta quarta-feira (22) à tarde, em Brasília, a ministra Nísia Trindade se reuniu com representantes de conselhos, da sociedade civil, instituições de saúde, associações e especialistas para discutir e alinhar estratégias de controle da dengue e outras arboviroses.

Na próxima semana, antes da volta das aulas nas escolas públicas, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação vão retomar iniciativas do programa Saúde na Escola, presente em 96% dos municípios brasileiros, para ter as escolas como espaços livre da dengue.

Entre as medidas, além da informação e mobilização das comunidades dentro e ao redor dos colégios, está prevista a borrifação nos prédios escolares de um inseticida com ação prolongada contra o Aedes aegypti.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Câmara define Comissão de Ética Parlamentar 2025/2026

Comissão ficou composta por: Juninho do Peg Pag Lima, Leandro Monteiro e Otacílio Amorim

Vereadora Vanes é nomeada Procuradora-Geral da Mulher para o Biênio 2025-2026

Procuradoria Especial da Mulher na Câmara visa fomentar ações voltadas ao gênero feminino.

Homem resiste a abordagem, familiares agridem policiais e todos acabam detidos em Paraguaçu Paulista

Policiais acabaram localizando um tijolo de maconha no carro dele.

Prefeitura de Martinópolis é condenada a indenizar família de servidor que morreu vítima de COVID-19

Reparação foi fixada em R$ 52,2 mil para cada dependente além de pensão mensal.

Curta de Assis é premiado na principal mostra de cinema contemporâneo do Brasil

"Marmita" foi selecionado entre mais de mil filmes.

Carro é engolido por caminhão em acidente que deixou dois mortos na SP-304

A colisão aconteceu na Rodovia Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304), entre Jaú e Bariri (SP).

Diagnóstico de Covid longa passa despercebido nos serviços de saúde

Pacientes não conseguem obter os cuidados necessários, revela pesquisa.

Programa Mais Professores dá desconto a docentes em hospedagens

Reservas deverão ser feitas até 31 de dezembro.

ANUNCIE DIVULGUE