Protetora de animais alerta para surto de cinomose em Paraguaçu Paulista
11/07/2019 - Ela pede que proprietários vacinem os animais com urgência.
A protetora voluntária de animais, Ana Paula Toneli, divulgou um vídeo em suas redes sociais alertando para a ocorrência de um surto de cinomose em Paraguaçu Paulista.
Segundo ela, apenas nesta semana foram mais de 10 casos denunciados para os grupos de proteção animal da cidade. Ela destacou a importância de vacinar cães e gatos para prevenir a doença.
“Vacine o animal com urgência, porque a cinomose é uma doença muito grave, com um tratamento muito difícil, muito demorado, são poucos os animais que sobrevivem e na maioria das vezes nem é indicado o tratamento do animal”, ressaltou.
O que é cinomose?
A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa que afeta cães causada por um vírus da família Paramyxovirus, do gênero Morbilivírus. Ela é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10 ou V11).
Sintomas da cinomose
O vírus se replica nas células sanguíneas e sistema nervoso central do animal. Nos estágios iniciais da doença, um sintoma bastante comum é a diarreia, uma vez que o sistema digestório é, geralmente, o primeiro a ser atingido. Em um estágio um pouco mais avançado da doença, o sistema respiratório é acometido, sendo observadas secreções normalmente amareladas e densas saindo pelo nariz e região dos olhos.
Na fase mais tardia da doença, acontece o acometimento do sistema nervoso central, que é quando o animal passa a ter o andar desorientado e tremores musculares que podem evoluir para crises de convulsões.
Redação TV Paraguaçu/ Imagem Ilustrativa/Internet