Alunos do Projeto Solar Musical apresentam performances em evento de confraternização
06/12/2024 - Para festejar as Festas de Final de Ano alunos do Projeto realizaram apresentações que emocionaram.
Com patrocínio da Cocal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, e com produção executiva da R. Margarida Produção e coordenação pedagógica do maestro Eduardo Pereira, os alunos do Projeto Solar Musical - Artes Integradas-, participaram de eventos, a fim de celebrarem o final de mais um ano letivo.
As apresentações aconteceram nas cidades de Narandiba, Iepê, Paraguaçu Paulista e no distrito de Roseta com a presença dos pais e convidados. Os alunos das oficinas de Canto Coral, Dança, Violão, Teatro, Fanfarra apresentaram repertórios que emocionaram o público.
O aluno Sebastiao Andrade Almeida, deficiente visual devido a um glaucoma, levantou a plateia juntamente com as alunas de maior idade, revisitando o sucesso dos anos 70, interpretando Sidney Magal. A interpretação do aluno só reforça o propósito do Projeto que é a inclusão e a transformação.
“O Projeto Solar Musical que oferece oficinas culturais, gratuitamente, para as crianças, adolescentes e maior idade, neste caso do canto coral do CCI, em Paraguaçu Paulista, proporciona um trabalho com o objetivo de agregar, sociabilizar, transformar, capacitar e incluir pessoas”, explica a diretora executiva do Projeto, Raquel Margarida Silva. “A apresentação do nosso aluno Sebastião é a síntese do nosso propósito em criar oportunidades para todos”, afirma.
Em Narandiba, os alunos da oficina de teatro subiram ao palco interpretando a peça “A Floresta da Garoa” que trouxe a reflexão sobre a preservação do meio ambiente, tema atual e tão necessário para conscientizar adultos e a nova geração. Na interpretação narrativas sobre o desmatamento, desaparecimento de nascentes, assoreamento dos rios, caça e pesca clandestina, mostrando a floresta a beira do colapso e a missão das personagens foi encontrar uma forma de salvar a floresta. “A obra interpretada pelos nossos alunos evidencia na própria dramaturgia a necessidade de ações responsáveis do universo corporativo no trato com a proteção ambiental; salientando o protagonismo da Cocal, patrocinadora do Projeto Solar Musical nesse tema, visto que trabalha com geração de energia verde e possui o selo ESG” pontua o professor Hannael Mendes.
Ainda no palco do Centro Cultural de Narandiba, as alunas da oficina de dança trouxeram o Jazz Dance, que surgiu no início do século XX nos Estados Unidos, nas ruas e salões de Nova Orleans, como uma manifestação corporal que refletia a alegria e a liberdade do estilo. A dança tem raízes na cultura afro-americana e é marcada por movimentos rítmicos, swing e isolamento de partes do corpo. No Brasil, o Jazz Dance surgiu com a difusão do sapateado nas décadas de 1930 e 1940. Foi impulsionado nos anos 1960 e 1980 e foi considerada a mais popular forma de dança no país.
Alunos da cidade de Paraguaçu Paulista criaram uma forma de interpretar a música “We will rock you” com a dança usando movimentos corporais ritmados aos acordes da mais icônica banda de rock do planeta: Queen. Na dramaturgia, alunos das oficinas de teatro de Paraguaçu Paulista permearam entre a interpretação de enredos ora misteriosos, ora educativos.
O grupo musical Barbatuques foi a inspiração para os alunos mirins da oficina de canto coral da Casa da Criança e Adolescente que cantaram a célebre música “Você Chegou – Ayú”. E os pequenos da oficina de fanfarra demonstraram ritmo e concentração com batuques em seus instrumentos de percussão.
No violão, alunos de Paraguaçu Paulista encantaram com a afinação das notas musicais cantando e tocando músicas natalinas. E, os alunos de Narandiba com o clássico “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga levantaram muitos aplausos.
As performances dos alunos do Projeto Solar Musical reverberaram pelas cidades contempladas pelo projeto, o objetivo de levar arte e música às crianças e adolescentes, que muitas vezes não conseguem ter acesso à aprendizagem e ao conhecimento cultural.
Coral Iepê – Foto divulgação
Projeto Solar musical:
@projetosolarmusical | facebook.com/projetosolarmusical
Fonte: Solar Musical/ Divulgação/ Fotos – Leirely Xavier