Escola Maria Ângela lança livro sobre Educação Antirracista
03/12/2024 - Obra traz registros de atividades e oficinas realizadas nos últimos três anos
No dia 20 de Novembro, durante o jantar dançante promovido pelo coletivo Baobá de Paraguaçu Paulista, ocorrido no CCP (Centro do Professorado Paulista), a Escola Maria Ângela fez o lançamento oficial do Livro “Afro-Brasil: Raízes da história”.
Organizado pelos professores Eliana Cruz e Marcelino Pereira e pela ex-aluna Dayane Batista, o livro traz registros de atividades e oficinas realizadas nos últimos três anos na promoção da educação antirracista, também depoimentos de pessoas de destaque em nossa cidade, como a jornalista Denise Moreira, o vereador Derli, a professora Cida Manoel, a engenheira de alimentos Ana Paula Sousa, dentre outros.
Segundo os professores, “os convidados contam suas histórias e relatam como o racismo os rodearam no decorrer e desenvolvimento dos caminhos, muitas vezes desacreditados, mas fortalecidos pela força do povo negro”.
O livro está disponível para venda diretamente com os professores e também pode ser adquirido na loja da Amazon Prime.
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
A Escola Maria Ângela vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos projetos voltados para educação antirracista, e dentre eles está a eletiva AfroBrasil, onde os alunos estudam um pouco sobre a cultura, história, relações políticas dos povos africanos e suas relações com o Brasil tanto durante a colonização quanto atualmente. Coordenado pelos professores Eliana Cruz e Marcelino Pereira o projeto possibilita que os alunos participem de oficinas de música, pintura, rodas de conversa, dentre outros.
As produções dos alunos e o desenvolvimento da eletiva podem ser conferidos no site: https://sites.google.com/prof.educacao.sp.gov.br/afrobrasilmabd/in%C3%Adcio.