Músico paraguaçuense Tiago Abreu viaja para Cuba e lança projeto musical com diversos artistas
02/12/2024 - Não é de hoje que Tiago Abreu tem se destacado no segmento da música e elevado o nome de Paraguaçu.
O músico paraguaçuense Tiago Abreu esteve recentemente em Cuba, em uma viagem mais do que especial, para dar vida ao que ele chamou de “projeto mais ousado e irresponsável de sua vida”: o documentário “CUBABRASIL: uma ponte musical”.
Durante sua viagem, Tiago se reuniu com diversos artistas de Cuba e conseguiu documentar - segundo ele, usando apenas um violão e dois celulares, sendo um para captar áudio e outro para vídeo – toda a sua experiência como violonista.
“Sempre gostei de reunir artistas, promover encontros através da música, mas essa foi a primeira vez que fiz isso no exterior, me encontrei com oito importantes cantoras cubanas para a gravação de vários vídeos (em breve estarão todos disponíveis)”, destacou Tiago em sua rede social.
“É muita irresponsabilidade fazer um projeto assim, indo sozinho, apenas com um violão e dois celulares, um para captar áudio e outro para vídeo, quem sabe um dia eu consiga voltar com uma equipe para fazer um conteúdo mais sério”, escreveu Tiago.
Não é de hoje que Tiago Abreu tem se destacado no segmento da música e elevado o nome de Paraguaçu Paulista. Em 2021, ele foi convidado a participar de lives na página Chico Buarque do Brasil, no Instagram. Na época, o perfil contava com mais de 100 mil seguidores e realizava homenagens a Chico Buarque, com apresentações de diversos artistas do Brasil. Tiago se apresentou ao lado da cantora Vivi Lameu, sendo a primeira vez que artistas do interior paulista participaram dessa página com lives.
Também em 2021, Tiago teve seu projeto “Cantoras do Brasil”, produzido em meio a pandemia em 2020, selecionado para representar o Brasil no Festival de Viena. O vídeo “Cantoras do Brasil” reuniu 26 cantoras, uma de cada estado do país cantando a música “Amor de Índio”, de Beto Guedes, que já foi sucesso nas vozes de Roupa Nova (2001) e Milton Nascimento (1986). O trabalho foi produzido totalmente de forma virtual.
Em 2019, Tiago se destacou por uma turnê na Guatemala, onde foi convidado para ser um dos solistas da Orquestra Sinfônica Nacional. Foram vários dias excursionando pelo país, com apresentações em teatros e praças públicas. Paralelamente, Tiago fez um show intitulado “Guatemala y Brasil in concierto” na capital do país junto com a diretora da Orquestra Mônica Sarmientos, que também é cantora, e alguns músicos convidados. Foi uma mistura de músicas brasileiras, músicas guatemaltecas e de outros países da América Latina.
Redação TV Paraguaçu