Sábado, 21 de Dezembro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Energisa reforça orientações de segurança para evitar acidentes elétricos durante feriado prolongado

14/11/2024 - Curto-circuito e incêndio são provocados por instalações irregulares e improvisos na rede elétrica


Energisa reforça orientações de segurança para evitar acidentes elétricos durante feriado prolongado

Semana de feriado prolongado do Dia da Proclamação da República pode ser sinônimo de viagem em família ou de muita comida, música e diversão em casa mesmo. Por esse motivo, a Energisa Sul-Sudeste reforça as orientações de segurança à comunidade, com o intuito de conscientizar sobre as práticas mais comuns que aumentam os riscos de acidentes envolvendo eletricidade em ambas as situações.

"É importante reforçar o risco de improvisar extensões, ligações provisórias e adaptações para instalar uma iluminação diferenciada ou até um equipamento de som. São pequenos descuidos que podem acabar com a alegria da festa e custar uma vida", alerta Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste.

De forma didática, Rodrigo destaca as principais situações de risco e como evitá-las: para quem vai se reunir em chácaras, sítios ou fazer aquele churrasco em áreas abertas, o principal problema é com as instalações temporárias para iluminar ambientes externos. Isso porque há quem use extensões, benjamins (Ts) para vários equipamentos e até fios desencapados para improvisar e "puxar energia".

"Realizar esses serviços sem os devidos conhecimentos técnicos é se expor ao risco de provocar um curto-circuito, sofrer um choque elétrico e até um acidente fatal é muito grande", complementa Rodrigo. 

Aos adeptos às piscinas fica mais um alerta: nunca manuseie equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados. 

Brincadeira segura

Já que o assunto é folga, a Energisa reforça o alerta aos pais sobre os riscos de acidentes envolvendo crianças e eletricidade: os pequenos precisam ser monitorados o tempo todo para não colocarem plugues na boca, nem mexerem em fios ou inserir objetos na tomada. Por falar em tomada, não permita que as crianças utilizem celulares e tablets enquanto estão carregando. Não conecte vários aparelhos juntos na mesma tomada. Pode haver uma sobrecarga, seguida de um curto-circuito e até incêndios de grandes proporções.

Por fim, para quem gosta de brincar ao ar livre, a concessionária orienta a procurar áreas abertas como campos e parques. Soltar pipas, subir em árvores ou lançar objetos perto da fiação ou equipamentos da rede elétrica pode causar acidentes graves e ainda provocar a interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas.

Na estrada

Quem vai aproveitar para sair de casa um pouco, a Energisa orienta sobre os riscos de acidentes de trânsito envolvendo postes. Uma ocorrência como essa representa inúmeros problemas para motoristas, passageiros, pedestres e comunidade em geral.  

"Quando falamos da segurança, além de fraturas e outros problemas físicos que os envolvidos podem sofrer, as colisões em postes potencializam os riscos de curto-circuito, incêndio, choque elétrico e fatalidade", diz Rodrigo. 

Além das graves consequências para os ocupantes dos veículos na hora da batida, outras pessoas correm o risco de sofrer um choque elétrico, até fatal, ao ter contato com cabos energizados caídos no chão ou sobre o veículo. "É imprescindível que os ocupantes do veículo permaneçam dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança", orienta.  

Quem se deparar com um acidente precisa manter a distância e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros e com a Energisa pelo 0800 70 10 326, que enviará equipes no local para executar os procedimentos com toda a segurança. 



MAIS NOTÍCIAS

Acidentes com postes deixaram quase 15 mil pessoas sem energia na região em 2024

Energisa reforça a importância de conscientização dos condutores.

Associação Comercial apresenta sugestão para comércio de Paraguaçu abrir no domingo

As lojas poderão abrir suas portas às 9h, funcionando assim até às 17h.

Motorista bate em viatura da PM que atendia acidente e acaba preso por embriaguez em Prudente

Envolvido, de 25 anos, recusou-se a fazer o teste do bafômetro.

Escritor paraguaçuense lança livro de memórias em homenagem ao filho

Lançamento aconteceu nesta quinta, dia 19, no CPP, e contou com a presença de amigos e familiares.

Ciclista morre após ser atropelado por caminhão no Centro de Marília

Acidente ocorreu na manhã de quinta-feira (19).

Suspeito de esquartejar menino chamou vítima para fazer piquenique, diz polícia

Homem disse, em depoimento à polícia, que costumava frequentar o local com a criança e a família.

Consumo nos lares brasileiros aumenta 7% em novembro

Black Friday e pagamento do 13º impulsionaram vendas.

Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país

Doença atinge especialmente pacientes idosos.

ANUNCIE DIVULGUE