Mãe e pai são presos após filho de 2 meses morrer com sinais de desnutrição no interior de SP
06/11/2024 - Defesa de casal alega que série de problemas de saúde motivou perda de peso.
Um bebê de dois meses de idade morreu com sinais de desnutrição em Franca (SP) na noite deste domingo (3). A mãe e o pai dele, de 28 e 27 anos, respectivamente, foram presos.
Segundo boletim de ocorrência, Luiz Miguel Dominciano de Matos deu entrada na Santa Casa de Franca com parada cardiorrespiratória e estado considerado crítico.
A criança estava pesando cerca de 2,5 kg, quase 1 kg a menos do que no dia 2 de outubro, quando estava com 3,4 kg, ainda de acordo com o registro. Além disso, Luiz Miguel apresentava uma queimadura no pescoço que aparentava ter sido causada por bituca de cigarro.
Os médicos tentaram reanimar o bebê, mas não obtiveram sucesso.
Diante das condições da criança, a Polícia Militar foi acionada. Aos policiais, a mãe, Graciela Dominciano de Souza, alegou que alimentava o filho por sonda, já que, segundo ela, ele possui lábio leporino, quando o menino aparentou estar engasgado, o que a motivou a buscar atendimento médico.
Apesar da alegação, Graciela e o pai do bebê, José Euripedes Pizzo de Matos Neto, foram presos e encaminhados à cadeia do bairro Jardim Guanabara, em Franca.
O caso foi registrado como maus-tratos pela Polícia Civil.
O que diz a defesa?
Em nota, a defesa do casal descartou a possibilidade de maus-tratos, ressaltou que os pais estiveram com o filho em Campinas (SP) para tratamento na sexta-feira (1º) e que lá não houve diagnóstico de desnutrição.
Além disso, os advogados pontuaram que o bebê tinha lábio leporino, hipotireoidismo, fibrose cística e retirou parte do estômago, o que motivava a alimentação por sonda e resultou na perda de peso.
Fonte: G1