Grupo Baobá se reúne para definir ações do Dia da Consciência Negra em Paraguaçu Paulista
23/09/2024 - A ideia é promover um Jantar Dançante e um Desfile de Beleza Negra.
Mulheres integrantes do Coletivo Negro Baobá, de Paraguaçu Paulista, se reuniram na última semana com o intuito de definir as ações e atividades a serem realizadas em comemoração ao mês da Consciência Negra, cujo dia é celebrado em 20 de novembro em todo o país e feriado no Estado de São Paulo.
A ideia, segundo a idealizadora do grupo, professora Eliana Cruz, é promover um Jantar Dançante e um Desfile de Beleza Negra, visando ‘aquilombar’, ou seja, reunir pessoas negras da cidade em um momento de descontração, fortalecimento, união e exaltação da história de um povo massacrado ao longo dos séculos pela escravidão, preconceito e falta de oportunidades em diversos aspectos sociais.
Durante o encontro, as mulheres destacaram a importância do letramento racial, que impede preconceitos e injustiças e promove o conhecimento das raízes e cultura, visto que atualmente em Paraguaçu Paulista temos muitas pessoas negras ocupando espaços de destaque, mas que não atuam em favor dessa comunidade e muitas vezes sequer se reconhecem como pessoas pretas.
Foi destacada ainda que o Desfile de Beleza Negra, que já teve sua primeira edição realizada em 2023, tem a finalidade não de promover os participantes, mas de mostrar referências, especialmente para as novas gerações, de que as pessoas pretas podem sim estar numa passarela e de que devem se orgulhar de seus traços, cabelo afro e cor da pele.
O Coletivo Negro Baobá foi criado pela professora Eliana Cruz em 2023 visando o fortalecimento da luta antirracista na cidade. A ideia é reforçar o empoderamento, conquistar espaços e fortalecer o movimento antirracista, identificando, denunciando e combatendo casos de preconceito racial, em suas mais diversas formas, ocorridos na cidade.
Redação TV Paraguaçu