Com manutenções preventivas, Energisa se prepara para o período de chuvas na região
13/09/2024 - Empresa destina recursos com objetivo de dar mais robustez ao sistema elétrico durante a temporada
Com a proximidade da primavera e expectativa de fim da estiagem, há uma preocupação com o início da temporada de chuvas e temporais. Por conta disso, em 2024, a Energisa Sul-Sudeste investiu em ações e manutenções preventivas na região, com o intuito de preparar a rede de maneira antecipada e evitar que os vendavais tragam impactos ao fornecimento da energia elétrica.
De acordo com a climatologista e consultora do clima draª Ana Paula Paes, a tendência é que as chuvas permaneçam abaixo da média durante o mês de setembro. A boa notícia é que a chuva está próxima. Conforme Ana Paula, a partir do próximo fim de semana (dias 14 e 15), há previsão de chuva para a região. Em contrapartida, um detalhe que pode não agradar muito é que as temperaturas tendem a permanecer acima da média, pelo menos, até o final do ano.
Nos dias de temporais, grande parte dos desligamentos de energia registrados estão correlacionados a árvores na rede elétrica. Por esse motivo, além dos investimentos, manutenções preventivas e melhorias na rede elétrica, a Energisa inclui um cronograma de poda das espécies que oferecem risco ao fornecimento de energia.
“Já vivenciamos temporais totalmente atípicos, cujos ventos causaram grandes estragos. Por essa razão, o trabalho preventivo de proteção à rede que é feito ao longo de todo ano foi antecipado e reforçado para que possamos preparar a rede elétrica para as situações de contingência”, explica Tiago Diório Sanches, gerente do Departamento de Operação da Energisa Sul-Sudeste.
Como parte dessa atuação preventiva, nos primeiros sete meses deste ano, foram executadas quase 21,5 mil podas só nos municípios da área de concessão da Energisa na região de Assis. Apesar de a responsabilidade das podas de árvores, por lei, ser das prefeituras nos espaços públicos e dos donos de imóveis ou condomínios, quando as árvores estão em áreas privadas, a Energisa faz a desobstrução da rede de forma emergencial nos locais em que os galhos representam um risco à segurança das pessoas e da rede elétrica.
Tiago reforça que “todas as ações são desenvolvidas para que a parte mais importante dessa cadeia, que são os nossos clientes, possa ter energia de qualidade mesmo com as adversidades causadas pelas mudanças climáticas que ano a ano vêm se acentuando em nossas regiões de atuação”.
Equipes em campo
Para dar conta de toda essa demanda emergencial, a empresa estruturou uma área específica para a gestão de podas que, com aporte tecnológico e monitoramento inteligente das espécies, diariamente coloca nas ruas, inclusive aos finais de semana, profissionais qualificados e caminhões equipados com cesto aéreo e trituradores de galhos, para realizarem a desobstrução da rede de energia elétrica.
“A intenção é justamente livrar a fiação e evitar que cabos de energia sejam rompidos e danificados por galhos ou até árvores inteiras que, com a força do vento, podem ser lançadas sobre a rede elétrica, causando prejuízos aos nossos clientes”, acrescenta Tiago.
Parte desse cronograma é cumprida pelas equipes de linha viva, que trabalham com a rede energizada e garantem a eficiência dos serviços sem que o cliente sofra com a interrupção no fornecimento da energia.
Além de antecipar estrategicamente os procedimentos operacionais, as medidas preventivas da Energisa incluem treinamento de equipes, investimento em tecnologias, automação da rede e equipamentos inteligentes que permitem realizar manobras à distância para recompor o sistema elétrico durante as ocorrências de chuvas, o que garante maior agilidade e segurança no restabelecimento da energia.
A população deve também ficar atenta a cuidados importantes: em caso de tempestades, retire todos os aparelhos eletrônicos das tomadas e evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras. Se estiver na rua, procure um lugar seguro e não se aproxime de cabos partidos. Em caso de urgência, entre em contato a Energisa pelas redes sociais, pelo aplicativo Energisa On, pelo site www.energisa.com.br ou pelo Call Center 0800 70 10 326.