Vídeo mostra flagrante de redemoinho próximo a antiga Coimbra, em Paraguaçu
18/06/2019 - As imagens, de autoria desconhecida, estão circulando pelas redes sociais.
Um vídeo divulgado nesta semana nas redes sociais deu o que falar em Paraguaçu Paulista. Ele mostra o momento exato da formação de um redemoínho de poeira próximo a empresa Louis Dreyfus Company (antiga Coimbra). A imagem foi compartilhada por diversas pessoas, curiosas e encantadas com o fenômeno.
O que é um redemoinho de poeira?
Redemoinhos de poeira são colunas de poeira que se levantam do chão girando. As dimensões (altura vertical e largura) são muito variáveis. Podem se estender por algumas centenas de metros acima do solo e até se mover de um local para outro. A largura dos redemoinhos de poeira em geral é da ordem de algumas dezenas de metros. Alguns deles podem ser realmente densos, acumulando muita poeira que restringe a visibilidade no local que está ocorrendo. Outros são ralos e permitem até a visão por dentro da coluna de poeira. Em inglês, o redemoinho de poeira é chamado de dust (poeira) devil.
A temperatura muito elevada é o fator principal para a formação deste fenômeno e por isso podem surgir em meio ao fogo de queimadas.
Quando e onde se formam no Brasil?
Tecnicamente, estes turbilhões de poeira podem ocorrer em qualquer época do ano no Brasil, mas são mais comuns no fim do inverno e na primavera nas áreas muito quentes e secas do interior do país. Pode ocorrer em todas as Regiões do Brasil. Mas as condições de relevo e de temperatura nos estados do Centro-Oeste, no Tocantins, em áreas do sul do Pará, oeste da Bahia e oeste de Minas Gerais facilitam o desenvolvimento do fenômeno.
Como se forma o redemoinho de poeira?
O calor intenso está muito relacionado com o redemoinho de poeira. Entenda como se forma este fenômeno.
Foto: Climatempo