Sexta-Feira, 18 de Outubro Paraguaçu Paulista 32ºC - 21ºC veja mais

Cia Arte das Águas apresenta em Paraguaçu a peça musical sertaneja MAZZAROPI, um certo sonhador

01/08/2024 - Toda a programação é gratuita e acontece dia 3 de agosto


Cia Arte das Águas apresenta em Paraguaçu a peça musical sertaneja MAZZAROPI, um certo sonhador

Cena de ‘MAZZAROPI, um certo sonhador’. Foto: Estevam Collar

Comemorando 15 anos de trajetória dedicada à pesquisa continuada com foco no teatro popular musical e nas raízes do interior paulista, a Cia Arte das Águas, sediada em Ibirá (SP), apresenta em Paraguaçu Paulista, dia 3 de agosto, 19h, na Concha Acústica da Praça João XXIII, o espetáculo “MAZZAROPI, um certo sonhador”. A apresentação é gratuita e com tradução em libras. A programação tem apoio da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista e a parceria da Cia. Bambolina.

Dirigido por Fabiano Amigucci (ator, produtor e diretor na companhia Cênica, de São José do Rio Preto), parceiro de longa data da Cia, “MAZZAROPI, um certo sonhador” canta e conta a vida e obra de Amácio Mazzaropi, imortalizado no cinema nacional por personificar a imagem do caipira. No elenco, Antonio Bucca, Laísa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castioni.

A história acompanha uma trupe ambulante que chega para contar a trajetória do artista, de menino tímido do interior a empresário bem-sucedido do ramo cinematográfico. Uma peça divertida e vibrante, com uma dramaturgia que logo se revela um jogo no qual a realidade da trupe e a figura de Mazzaropi se confundem.

Bate-papo e oficina

Após a sessão, acontece o bate-papo “Mazzaropi tá devórta”, entre artistas e público, abordando o processo de montagem e a trajetória do artista.

Na mesma data, a companhia ainda oferece em Paraguaçu Paulista a oficina gratuita “Dramaturgia musical”, com Antonio Bucca, às 10h, na Associação Cultural Maestro Cícero Siqueira. Não há necessidade de inscrição prévia e podem participar todas as pessoas interessadas a partir dos 12 anos. O encontro pretende despertar o interesse pela arte da dramaturgia musical, elemento de pesquisa de diversos grupos e companhias do estado de São Paulo.

Projeto

As atividades integram a circulação de três espetáculos musicais sertanejos do repertório da Cia Arte das Águas por 15 cidades do estado, entre 17 de julho e 17 de agosto. Intitulado Comitiva Esperança – Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso, o projeto leva, além de “MAZZAROPI, um certo sonhador”, as peças “Sou Caipira, Ibirá, Póra” e “O menino coruja” a territórios que dialogam com as temáticas dos trabalhos, além de bate-papos e oficinas gratuitas. Cada montagem passa por cinco cidades.

Este projeto foi pensado a partir da importância de fomentar a cultura e o artista local. Os espetáculos escolhidos compõem a grade de trabalhos que estão atualmente em circulação e todos têm, em sua linha de construção, uma ligação muito forte com momentos dos atores envolvidos, suas histórias, dramas, sonhos, frustrações e vivências que, ao longo destes 15 anos mantiveram a companhia em pé”, afirma Antonio Bucca, fundador e diretor da companhia.

Cidades

Ao todo, a circulação passa por Águas de Lindóia, Itapira, Piracicaba, Águas de São Pedro, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Tupã, Itajobi, Bauru, Paraguaçu Paulista, Sorocaba, Santa Bárbara D’Oeste, Sertãozinho e Catanduva, respectivamente.

No período das apresentações, a Arte das Águas disponibiliza a gravação dos espetáculos com audiodescrição, libras e legenda descritiva em seu canal no YouTube (@ciaartedasaguas).

O projeto Comitiva Esperança – Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso é viabilizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Lei Paulo Gustavo.

SERVIÇO:

Projeto Comitiva Esperança – Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso

Com Cia Arte das Águas

03/08 – MAZZAROPI, UM CERTO SONHADOR – PARAGUAÇU PAULISTA/SP

Local e horário da apresentação: Concha Acústica na Praça João XXIII (praça da Fonte Luminosa) – Av. Brasil, s/n - Centro - 19h

Local e horário da oficina: Associação Cultural Maestro Cícero Siqueira - Rua Armando Sales de Oliveira, 345, Centro – 10h

Apoio: Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista

Parceria: Cia. Bambolina

Informações: www.instagram.com/artedasaguas

SINOPSES:

Espetáculo: “MAZZAROPI, um certo sonhador”: Imortalizado na história do cinema nacional por personificar uma imagem do caipira que até hoje parece cravada na memória coletiva dos brasileiros, Mazzaropi tem sua vida e obra cantada e encenada pela Cia. Arte das Águas, de Ibirá. A história gira em torno de uma trupe ambulante que chega à cidade para contar a trajetória pessoal e os grandes feitos de Amácio Mazzaropi, do menino tímido e sem graça do interior ao empresário bem-sucedido do ramo cinematográfico, dono das maiores bilheterias do país, mito insuperável da comédia rural. Uma peça divertida e vibrante, com uma dramaturgia que logo se revela um jogo em que a realidade da trupe e a figura de Mazzaropi se confundem. 75 minutos. Livre.

Ficha técnica: Ideia Original: Antonio Bucca | Dramaturgia: Antonio Bucca e Clara Roncati, a partir de pesquisa do grupo | Direção: Fabiano Amigucci | Codireção Geral: Antonio Bucca | Direção musical: José Maria Guirado e Antonio Bucca | Composições inéditas: Antonio Bucca | Música de Abertura: Antonio Bucca e Laísa Anselmi | Preparação vocal: Ana Paula Mendonça e Elaine Matsumori | Figurinos e adereços: Ivani Cardoso e Léo Bauab | Cenografia: Léo Bauab | Cenotécnico: Marcel Barbarotti | Desenho de Luz: Fabiano Amigucci | Técnico de Palco e Contra-regragem: Duda Silva | Elenco: Antonio Bucca, Laísa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castioni | Músico: Diego Guirado | Operador de som e Luz: Joyce Carvalho.

Roda de bate-bapo “Mazzaropi tá devórta”, com Cia Arte das Águas: Uma conversa entre artistas e público sobre o processo de montagem do espetáculo, o artista Mazzappi, sua carreira junto ao circo e o quanto ele se assemelha com “nóis memo”, trabalhadores de arte dos tempos atuais. 90 minutos.

Oficina “Dramaturgia musical”, com Antonio Bucca: Participação no ato – empatia – como elemento transformador de ações internas e externas e linguagem corporal e simbólica são motes para este curto encontro presencial que pretende despertar o interesse pela arte da dramaturgia musical, elemento de pesquisa de diversos grupos e companhias do estado de São Paulo.

Público-alvo: artistas, grupos de teatro e adolescentes interessados a partir de 12 anos. 90 minutos. Sem necessidade de inscrição.

 

Fonte: Assessoria



MAIS NOTÍCIAS

Peça Lá no Arto da Montanha será apresentada gratuitamente neste domingo (20) em Paraguaçu Paulista

Apresentação será às 20h no Salão Cultural do Ponto de Cultura.

Professora fica ferida após ser agredida por mãe de aluno em escola estadual de Bauru

Caso aconteceu na segunda (14), um dia antes do Dia dos Professores no estacionamento da escola.

Falsas agentes de saúde aplicam golpes em idosos e causam prejuízos de mais de R$ 40 mil

Ocorrências foram registradas em Presidente Prudente (SP).

Durante discussão entre alunas, jovem é imobilizada com golpe de gravata por segurança de escola

Caso ocorreu na quarta-feira (16) em escola estadual de Presidente Venceslau.

Governo dará mais 6 meses para saque de dinheiro esquecido nos bancos

Caso recurso não seja requerido em 25 anos, será incorporado à União.

Bloqueio do cartão do Bolsa Família em bets está sendo implementado

Segundo Wellington Dias, cartões terão limite zero para apostas.

STF começa análise de plano para melhorar condições de presídios

Documento foi elaborado para enfrentar problemas nas penitenciárias.

Projeto Social de MMA leva atletas para competição em Ourinhos neste final de semana

2ª edição do EFF Fight Combat acontece sábado, dia 19; paraguaçuenses estão treinando forte

ANUNCIE DIVULGUE