Domingo, 08 de Setembro Paraguaçu Paulista 35ºC - 19ºC veja mais

Paraguaçuense Daniel Nascimento testa positivo para doping e está fora das Olímpiadas de Paris 2024

16/07/2024 - Atleta teve três substâncias detectadas em teste surpresa no dia 4 de julho.


Paraguaçuense Daniel Nascimento testa positivo para doping e está fora das Olímpiadas de Paris 2024

O Brasil teve seu primeiro caso de doping comprovado antes das Olimpíadas de Paris. O maratonista paraguaçuense Daniel Nascimento testou positivo para três substâncias proibidas, de acordo com a lista de atletas suspensos pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), atualizada nesta segunda-feira (15): drostanolona, metenolona e nandrolona, três hormônios anabolizantes. Graziele Zarri, namorada de Daniel, também aparece na listagem.

Primeiro brasileiro a conquistar a classificação para Paris na maratona masculina ao atingir o índice olímpico em abril de 2023, em Hamburgo, Daniel foi submetido a um teste surpresa no dia 4 de julho. Segundo o documento emitido pela ABCD, o material biológico continha as seguintes substâncias: Drostanolona, Metenolona, Nandrolona, todas da classe de esteroides anabolizante S1, precursores da testosterona, que podem resultar em até quatro anos de suspensão.

- Drostanolona, Metenolona, Nandrolona são três hormônios anabolizantes, portanto são usados com o intuito de aumentar força, potência muscular, acelerar recuperação muscular do atleta. As outras substâncias são metabólitos desses hormônios - explica o médico especialista em medicina no esporte Francisco Tostes, atuante em endocrinologia.

Tostes se refere às substâncias 19-Norandrosterona, 19-Noretiocolanolona, 3alfa-Hidroxi-2alfa-metil-5alfa-androstan-17-ona e 3alfa-Hidroxi-1-metileno-5alfa-androstan-17-ona, metabólitos dos três hormônios.

- Uma vez que uma pessoa coloca os hormônios para dentro, injetando ou ingerindo, o fígado vai processar, vai metabolizar esses hormônios e eles vão se converter em outras substâncias, e essas são algumas delas. Os hormônios anabolizantes estão na lista da WADA, estão no código mundial de antidopagem na categoria S1, de substâncias que são proibidas todo o tempo, ou seja, dentro e fora de competição - esclarece.

A redação do Globo Esporte entrou em contato com a assessoria da ABCD, que comentou sobre os riscos sobre o uso das substâncias em questão, como aumento da pressão sanguínea, tumores no fígado e no pâncreas, alterações nos níveis de coagulação sanguínea e de colesterol, aumento da agressividade e, em situações mais graves, morte.

Quanto às punições cabíveis ao uso comprovado desse tipo de substância, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem apenas pode se manifestar sobre casos concretos, até transitado em julgado. No entanto, de uma maneira geral, a prática é de 4 anos de suspensão, salvas as peculiaridades que devem ser avaliadas em julgamento.

Danielzinho deve responder ao processo suspenso, salvo se comprovar contaminação. A pena base parte de quatro anos de suspensão podendo ser reduzida para dois anos caso o atleta comprove ausência de intenção.

Em 2015, o lutador Anderson Silva foi pego no exame pelo uso de Drostanolona, além de androsterona, e recebeu um ano de suspensão como pena, depois de julgamento da Comissão Atlética de Nevada (NAC). No entanto, o nadador André Calvelo, que também teve o mesmo resultado na testagem, foi punido em quatro anos de afastamento.

Nos Jogos de Londres, a bielorrussa Nadzeya Ostapchuk, campeã olímpica do arremesso de peso, chegou a ser desclassificada e perdeu a medalha de ouro pelo uso de metenolona.

A namorada de Daniel, Grazieli Zarri também foi suspensa em 23 de janeiro, devido à presença de Testosterona, Androstanediol e Androstanedio em seu teste, realizado no Quênia.

Daniel Nascimento e Grazieli Zarry na coletiva da São Silvestre 2021 — Foto: Divulgação

Atraso no Pan de Santiago

Daniel havia passado por uma situação inusitada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, competição em que foi considerado um dos favoritos ao ouro. O atleta se atrasou e não conseguiu chegar a tempo de se apresentar no Estádio Nacional de Santiago. Com isso, o maratonista não correu os 10.000m, a única prova em que estava inscrito.

"Soquinho" amigável em Kipchoge

Em Tóquio 2020, o brasileiro chegou a fazer um bom tempo de prova, até os 25km, quando passou mal. Daniel tentou continuar, mas não conseguiu e precisou abandonar a maratona. Antes disso, o atleta aproveitou a oportunidade para cumprimentar com um "soquinho" amigável o queniano Eliud Kipchoge, que acabou se tornando bicampeão olímpico ao fim da corrida.

Eliud Kipchoge corre ao lado do brasileiro Daniel Nascimento — Foto: Ramsey Cardy/Sportsfile

 

Fonte: Globo Esporte



MAIS NOTÍCIAS

Ian Salomão faz pronunciamento oficial e renuncia sua candidatura a prefeito de Paraguaçu Paulista

Ele afirmou ainda que o seu candidato a vice, Dr. Ricardo, será o candidato a prefeito.

Coordenação do Solar Musical faz entrega de camisetas para alunos de Paraguaçu e região

Consolidado projeto social beneficia crianças e adolescentes de Paraguaçu Paulista e região

Coleta de lixo NÃO será realizada neste sábado, feriado de 7 de setembro

Serviço é retomado na segunda-feira, conforme o cronograma normal.

34ª Corrida Pedestre José Cavalcante de Oliveira Melo acontece no dia 17 de novembro

Os 150 primeiros atletas de Paraguaçu Paulista poderão participar com isenção da taxa de inscrição.

Paraguaçu Paulista ganha destaque regional por crescimento no PIB

Indústrias e microempresas são principais responsáveis pela geração de emprego na cidade.

Bruninho e Davi agitam a Festa do Peão de Boiadeiro de Quatá nesta sexta-feira, dia 6

Além dos shows e montarias, a festa conta ainda com parque de diversões e praça de alimentação.

Pedrinhas Paulista comemora 72 anos com show do Jota Quest

A banda se apresenta no dia 20 de setembro.

Trabalhador rural morre em acidente com colheitadeira de café em Dois Córregos

Vítima de 33 anos trabalhava com o pai despejando sacos de café, quando foi atingido pela máquina.

ANUNCIE DIVULGUE