Paraguaçu marcou presença no Encontro Estadual de 20 anos da Cultura Viva
25/06/2024 - Encontro Paulista Comemorou 20 Anos do Programa Cultura Viva e 10 Anos da Lei Cultura Viva em SP
Nelson Silva, do Ponto de Cultura - Salão Cultural participou como representante da regional de Marília, durante os dois dias de encontro dedicados ao estudo, debate e plenária para elaborações do Plano de Cultura Viva do estado de São Paulo para os próximos anos, incluindo as métricas para os próximos editais.
Neste final de semana, a Capital Paulista foi palco de uma celebração especial: o Encontro Paulista, que marcou os 20 anos do Programa Cultura Viva e os 10 anos da Lei Cultura Viva. O evento, que teve sua abertura no sábado (22) no Edifício Oswald de Andrade, reuniu representantes do Fórum Paulista e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura para discutir os avanços e desafios da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Consolidação da Política de Cultura Comunitária
O evento celebrou o sucesso da política pública de cultura de base comunitária mais bem-sucedida da América Latina. Com a participação ativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, o Encontro Paulista reforçou a importância da gestão compartilhada entre o Estado e a Sociedade Civil.
Leandro Anton, coordenador de Articulação da PNCV, destacou a importância da participação social: “Parabenizamos a cada ponteiro que participou ativamente deste processo para demonstrar a importância e a força da participação social. Estamos preservando, enaltecendo e consolidando o legado da Política Nacional de Cultura Viva”.
Marcelo Henrique de Assis, secretário executivo da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, enfatizou o significado do encontro: “Os ponteiros de cultura estão discutindo e consolidando políticas públicas que fazem diferença. Enquanto Estado, seguiremos dando todo o apoio para que este importante espaço de diálogo siga vivo, forte e pulsante”.
Magia do Coletivo
Aqui a inteligência é coletiva, frase dita por um amigo ponteiro e que deixa claro que Cultura Viva é plural e não serve de forma singular. Foi incrível participar do Encontro Paulista 20 anos de Cultura Viva, onde a magia aconteceu ao conectar demandas atuais com nossas raízes ancestrais. Importante integração dos pontos de cultura, artistas e produtores em um ambiente de troca horizontal, com intersecção e encantamento, rever amigos ponteiros, reunir o interior profundo, reconectar com a temporalidade, de anos, ver e fazer cultura viva.
Nelson Silva, Ponto de Cultura (Salão Cultural) de Paraguaçu Paulista/SP. Representando a Regional de Marilia.
Coletivamente foram apresentadas propostas para melhorar o programa Cultura Viva, buscando potencializar os recursos que possibilitarão a retomada dos investimentos nos Pontos e Pontões de Cultura, de forma a promover a identidade na diversidade e a alteridade no comunitário. As atividades do Encontro continuaram no domingo (23).
Rede de Pontos de Cultura em São Paulo
São Paulo abriga a maior rede estadual de Pontos de Cultura no Brasil, com cerca de 1.350 Pontos distribuídos em 17 regiões administrativas. Esses Pontos são essenciais para a promoção da cultura viva em todo o estado.
Conexões e Afetos
Um momento único de encontros e reencontros, de saber e de ensinar, de aprender juntos.
Durante o encontro, tivemos a oportunidade de ouvir mestres grios, ponteiros e ponteiras de todo o estado, e um diálogo com Célio Turino
Célio Turino é conhecido por sua capacidade de diálogo e por sua visão de uma sociedade organizada em busca de uma cultura viva e fortalecida. Ele enfatizou a importância da participação comunitária e da gestão compartilhada entre o Estado e a Sociedade Civil, destacando que a cultura deve ser um espaço de encontro, troca e transformação.
"Os Pontos de Cultura são mais que uma política pública. São uma filosofia de ação, um movimento de transformação social que nasce da cultura, com a capacidade de criar novas formas de organização e de promover uma cidadania cultural." CÉLIO TURINO
Sobre os Pontos e Pontões de Cultura
Os Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades culturais que desenvolvem atividades em suas comunidades, promovendo a cultura viva. Os Pontões de Cultura, por sua vez, articulam ações de mobilização, formação e mediação entre diversos Pontos de Cultura.
Foi tudo incrível, parabéns a todos da organização do @culturavivasp pelo cuidado com todos. Desde a viagem, recepção e tudo mais.
Sobre a “Política Nacional de Cultura Viva.”
A PNCV valoriza e fomenta as ações de coletivos e entidades culturais, fortalecendo a diversidade cultural brasileira. Atualmente, o Cadastro Nacional conta com mais de cinco mil Pontos e Pontões de Cultura em 1.400 municípios. E nesse encontro foram pactuados os próximos passos desta importante Política Cultural.
Paraguaçu Paulista deve aderir ao PNCV, como formar de manter as vias de recurso abertas para todos os artistas, tanto pela rede Cultura Viva quanto pela Lei Aldir Blanc.
Divulgação/ Fotos: Arquivo Pessoal/ Divulgação