Quinta-Feira, 27 de Junho Paraguaçu Paulista 27ºC - 13ºC veja mais

Justiça manda Google retirar postagens policiais que disseminam ódio

20/06/2024 - Medida liminar atinge conteúdos específicos de canais no YouTube.


Justiça manda Google retirar postagens policiais que disseminam ódio

As postagens veiculadas por policiais que disseminam discursos de ódio em programas de podcast e videocast no YouTube estão suspensas por determinação da Justiça Federal. A decisão atendeu parcialmente a pedidos do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU). A medida liminar atinge conteúdos específicos dos canais CopcastFala GlauberCafé com a Polícia e Danilsosnider.

De acordo com a ação, as postagens configuram também abusos no direito à liberdade de expressão. Ao decidir pela suspensão, e não exclusão definitiva, dos conteúdos, a Justiça quer assegurar a tutela de direitos humanos sem comprometer a liberdade de expressão e a atividade econômica dos réus, mantendo a reversibilidade da decisão até o julgamento final.

O procurador regional dos Direitos do Cidadão adjunto do MPF no Rio de Janeiro, Julio Araujo, classificou a medida como fundamental para combater esse tipo de postagem. “O estímulo à violência policial contido nesses vídeos estigmatiza a população negra, pobre e periférica, merecendo resposta do Estado e atuação da empresa que hospeda os canais”, avaliou.

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro também foi notificada para prestar informações sobre os procedimentos adotados para efetivar os termos da Instrução Normativa nº 0234/2023 (sobre o controle de postagens em redes sociais). O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro foi oficiado para que, no prazo de 15 dias, manifeste se tem interesse em compor o polo ativo da ação civil pública.

Discurso de ódio

O caso começou a ser apurado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do MPF no Rio de Janeiro por meio de inquérito civil, após reportagens do Ponte Jornalismo – site de jornalismo independente – destacarem o conteúdo violento veiculado por policiais em diversos canais do YouTube, em programas de podcast e videocast.

Na ação civil pública ajuizada em maio, o MPF e a DPU solicitaram à Justiça Federal a exclusão imediata dos trechos mencionados na ação e da adoção proativa de medidas pelo Google para casos futuros. Também foi solicitada a fiscalização e moderação, pelo Google, do conteúdo postado em canais específicos, como CopcastFala GlauberCafé com a Polícia e Danilsosnider. A intenção é que a empresa implemente um planejamento que permita a análise contínua do conteúdo e a rápida exclusão de material discriminatório.

Indenização

Ainda foi requerido à Justiça que determine ao Estado que regulamente discurso de ódio por membros da Polícia Militar, incluindo-o na Instrução Normativa nº 0234/2023, com a adoção de medidas disciplinares em relação aos casos já mencionados e descritos na ação judicial. Por fim, o MPF e a DPU solicitaram ainda a condenação do Google ao pagamento de indenização de R$ 1 milhão e, dos policiais, de R$ 200 mil por danos morais coletivos.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Incêndio destrói barracão de recicláveis em Tupã

Ninguém se feriu e causas serão investigadas.

Carro e caminhonete ficam destruídos após acidente em Pompeia

Uma pessoa foi socorrida com ferimentos graves.

Extratos bancários terão nomes padronizados a partir de 8 de julho

Inicialmente, medida abrange operações de depósito e saques

Lula descarta desvinculação de aposentadoria do salário mínimo

Aumentar piso salarial não é gasto, e sim investimento, diz presidente

Seguem as obras de reabertura da Rua Irmã Gomes, no centro de Paraguaçu

Com a reabertura da via, expectativa é que o trânsito de veículos tenha melhor fluidez.

Polícia Rodoviária prende indivíduo por descaminho em rodovia de Florínea

A ocorrência será apresentada na Policia Federal de Marília.

Refletindo sobre Educação - De práticas pedagógicas espontaneístas à construção do conhecimento

Professora Valdina Augusto de Souza faz uma reflexão sobre a educação infantil.

Dia Nacional do Diabetes: Atividade física com atenção plena como grande aliada no combate à doença

Juliana Romantini destaca a importância do movimento na prevenção e controle da patologia

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE