Mais de 35% dos eleitores paraguaçuenses não fizeram a biometria
04/06/2019 - Chefe do Cartório Eleitoral usou a Tribuna Livre da Câmara para falar sobre o cadastramento.
Na Sessão Ordinária de segunda-feira, 3 de junho, a convite do Presidente Serginho, participou da Tribuna Livre a chefe do Cartório Eleitoral de Paraguaçu Paulista, Cláudia Marcon, que falou sobre a importância do cadastro biométrico para o processo eleitoral.
Cláudia é Técnica Judiciária, servidora efetiva do TRE/SP desde 1998. Lotada na sede do TRE/SP até janeiro de 2005. Removida ao Cartório da 12ª ZE - Paraguaçu Paulista em fevereiro de 2005. Exerce a função comissionada de Chefe do Cartório desde junho de 2005.
Em sua participação na Tribuna, Cláudia destacou o quanto é importante que as pessoas procurem a Justiça Eleitoral para se submeter a esse novo processo, que vai formar um banco de dados relevante para o país, pois será compartilhado com outros setores do governo.
Cláudia explicou que com a biometria temos uma votação mais segura, pois uma pessoa votar em lugar de outra será impossível. Assim, o processo de votação praticamente excluiu a possibilidade de intervenção humana. Agora, a urna somente é liberada para votação quando o leitor biométrico identifica as impressões digitais do eleitor.
Em Paraguaçu temos 32.065 eleitores, sendo que 64,46% já fizeram o cadastramento biométrico e 35,54% ainda não realizaram. As consequências para o não-comparecimento é o cancelamento da inscrição e ausência de quitação com a Justiça Eleitoral O prazo final para o cadastramento é até 19 de dezembro de 2019.
O Cartório Eleitoral fica Rua Manílio Gobbi, nº 287, no centro da cidade, na esquina com a Agência dos Correios. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (18) 3362-2920 ou 3361-2171, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara