Segunda-Feira, 23 de Dezembro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Com início dos festejos juninos, Energisa alerta para riscos elétricos das decorações irregulares

07/06/2024 - Devem ser adotados cuidados para evitar acidentes envolvendo eletricidade.


Com início dos festejos juninos, Energisa alerta para riscos elétricos das decorações irregulares

Já na primeira semana de junho escolas, igrejas, empresas e comunidade começam a se reunir para celebrar os festejos juninos. Além das comidas típicas, brincadeiras e playlist temática, as decorações com bandeirolas e luminosos também estão entre as prioridades das comemorações.

"É aí que entra a Energisa e o nosso compromisso contínuo de orientar a comunidade. Os enfeites são bonitos, as festas juninas sempre muito animadas, mas a diversão pode ser colocada em risco se logo na organização do evento não forem adotados os cuidados para evitar acidentes envolvendo eletricidade", afirma Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste.

Entre os riscos, Rodrigo destaca o improviso nas ligações provisórias e extensões para iluminação e som em ambientes internos e externos. Por isso, não faça ligações clandestinas junto à rede elétrica externa, caso queira iluminar temporariamente uma área para o arraial. Além de crime, oferece alto risco de acidente, que pode ser fatal. Somente a Energisa pode executar ligação provisória de energia.  

Outro fator importante é que qualquer serviço de instalação elétrica deve ser executado por um profissional especializado, pois com eletricidade não se pode improvisar. 

"Fios escondidos ou emendados e uso de 'Ts' para plugar vários equipamentos em uma mesma tomada são algumas das situações que também podem causar sobrecarga, ocasionando um curto circuito, choque elétrico e até incêndios", alerta. 

Quando o assunto é decoração, a dica é nunca usar bocais de lâmpadas, fiação ou postes como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. E as dicas do especialista continuam:

Aos adeptos à tradição de acender fogueira, a maior preocupação está no fato de que estamos há alguns dias sem chuvas. Dependendo do local, com a vegetação seca, o fogo pode se alastrar de maneira incontrolável, causando incêndios de grandes proporções. "Além disso, próximo à rede elétrica, as chamas podem danificar cabos e estruturas da rede, provocando a interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas, inclusive serviços essenciais", reforça.

Então, para celebrar com segurança basta seguir as dicas da Energisa e, em caso de necessidade, fale com a concessionária pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa On; chatbot da Gisa (Whatsapp): gisa.energisa.com.br; site www.energisa.com.br; ou pelo Call Center 0800 70 10 326.

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Entrevias reforça campanha de colisão traseira nas rodovias

Período de férias aumenta o fluxo de veículos e atenção deve ser redobrada

Entre janeiro e novembro, unidade móvel da Energisa trocou 22,6 mil lâmpadas em 40 cidades

Caminhão Nossa Energia também difundiu conhecimento em 45 escolas, atendendo mais de 5 mil alunos

Operação Natal e Ano Novo conta com reforço no policiamento nas rodovias de todo o Estado

O foco é a fiscalização da questão comportamental do motorista.

Polícia descobre depósito com mais de um milhão de maços de cigarros contrabandeados em Assis

Duas pessoas foram presas em flagrante.

Semana do Natal deve ser de tempo instável e com chuva em Paraguaçu Paulista

Veja como fica a previsão do tempo nesta semana.

Jovem de 18 anos morre após ser agredido e baleado em Marília

Agressor atirou três vezes contra a vítima.

Motociclista morre após ser atingido em alta velocidade por motorista embriagado, em Adamantina

Suspeito foi preso em flagrante.

Trabalhador morre esmagado por carga de madeira no interior de SP

Vítima estava descarregando o caminhão quando a carga desprendeu e o atingiu em Guarantã (SP).

ANUNCIE DIVULGUE