Governo de SP confirma casos de chikungunya em cidades da região
24/05/2024 - Até o fim de abril, Alvinlândia e Marília (SP) registraram casos autóctones e importados da doença.
Aedes aegypti é o transmissor da chikungunya, dengue, zika e febre amarela — Foto: Freepik
Um levantamento do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), do governo do estado de SP, revelou que Marília (SP) e Alvinlândia (SP) registraram casos de chikungunya em 2024.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP), até o fim de abril, Alvinlândia registrou 26 casos da doença, sendo 13 deles autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. Os outros 13 registros foram de casos importados.
A prefeitura, por sua vez, confirmou que já conta com um total de 31 casos positivos em 2024. A população de Alvinlândia é de 3.237 moradores. A cidade soma também 162 casos de dengue.
A transmissão da chikungunya acontece por meio do mosquito que também causa a dengue, o Aedes aegypti, nos ambientes urbanos. No meio rural, é o mosquito Aedes albopictus que dissemina a doença.
Ainda segundo o governo de SP, Marília somou dois casos de chikungunya até abril. A Prefeitura de Marília ainda não confirmou a informação sobre a doença. Além das duas cidades, Tupã também registrou um caso positivo da doença no centro-oeste paulista.
Fonte: G1