Centro de Iniciação Teatral finaliza projeto de aprimoramento técnico do PROAC
31/05/2019 - O projeto que propôs a realização de atividades formativas, divididas em três oficinas.
O Centro de Iniciação Teatral da Estância Turística de Paraguaçu Paulista encerra nesse mês de junho o projeto, “A PASSAGEM DA INICIAÇÃO PARA O APROFUNDAMENTO TEATRAL”, contemplado pelo Edital 39/2018 do PROAC – Programa de Ação Cultural – Bolsa de Aprimoramento Técnico-Artístico, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
O projeto que propôs a realização de atividades formativas, divididas em três oficinas, com artistas convidados, buscou aprimorar as expressões: vocal e corporal do grupo, além de estabelecer contato com a Cultura Popular.
As oficinas ocorreram nos meses de janeiro, fevereiro e março, respectivamente com os profissionais Antônio do Valle, Juliana Calligaris, Genivaldo de José e Elson Leite.
Alguns dos atores participantes das atividades destacaram a importância do projeto:
“Estar presente nas três oficinas foi enriquecedor para o meu trabalho como ator, os orientadores são extremamente capacitados com uma didática muito interessante. Sou grato pela oportunidade de ter participado de cada uma delas e com toda certeza me sinto mais preparado para estar no palco, mais ciente do que estou realizando, e hoje entendo mais sobre a infinidade de coisas que o teatro nos proporciona”. (Felipe Castro)
“As oficinas foram muito produtivas, melhorei muito meu desempenho no palco. As montagens cênicas, exercícios de respiração, concentração, construção de personagens, expressões, sentimentos, tudo possibilitou meu crescimento como ator... A oficina de Teatro Popular e Danças Folclóricas foi uma grata surpresa que nos aproximou um pouco da riqueza do nosso Nordeste”. (Alan Ribeiro)
As oficinas trouxeram para mim, e acredito que para os outros participantes um conhecimento necessário, afinal estamos boa parte do tempo envolvidos com o Teatro. Cada oficina trouxe sua particularidade, algo além de só atuar, envolvendo resistência física, coordenação motora, controle das emoções etc. As partes "teóricas" foram tão importantes quanto às práticas, trazendo um conhecimento de origens e culturas. Levo comigo todas as experiências que pude ter durante as oficinas”. (Ivan Pinto)
Finalizando o projeto, como contrapartida, o grupo do Centro de Iniciação Teatral realizará apresentações gratuitas da cena curta “Bastião” de autoria de Genivaldo de José. A cena foi montada após as oficinas e os atores puderam utilizar na montagem algumas das técnicas aprendidas.