Saúde descarta rubéola em crianças de escola pública após Educação ter confirmado caso em Assis
24/04/2024 - Dois alunos da mesma sala foram afastados das atividades escolares com suspeita da doença.
A Secretaria da Saúde de Assis (SP) informou, nesta segunda-feira (22), que o resultado dos exames laboratoriais feitos em dois alunos do berçário da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) "Pequeno Polegar" descartou a possibilidade de infecção por rubéola. Na última sexta-feira (19), a Secretaria de Educação da cidade havia confirmado o resultado positivo em uma das crianças.
Segundo a prefeitura, as duas crianças realizaram, na suspeita, os exames em laboratório privado, dos quais os resultados foram negativos para rubéola. As confirmações destes exames serão direcionadas para o laboratório de referência do Instituto Adolfo Lutz, em Marília (SP).
Por nota, o município informou ainda que a Secretaria da Saúde de Assis seguiu os protocolos necessários como a notificação, vacinação de bloqueio e o monitoramento dos casos.
As ações profiláticas incluíram a triagem da carteira de vacinação de todas as crianças da unidade escolar e, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Ribeiro, a vacinação dos alunos da sala onde houve os casos suspeitos de rubéola.
Além disso, segundo a Prefeitura, houve o reforço junto aos pais e responsáveis sobre a importância de manter a vacinação em dia. As aulas não chegaram a ser paralisadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de rubéola no país aconteceu em dezembro de 2008. A vacinação para proteção da rubéola está indicada para crianças a partir de um ano, sendo oferecida em toda rede pública.
Fonte: G1